25/7/2022 08:00

Análise: virada do Corinthians pode consolidar transformação no ano

Timão vive momento de transição e, com reforços e retornos, pode virar chavinha em 2022; vitória sobre o Atlético-MG tem mais significados do que os três pontos na tabela

Análise: virada do Corinthians pode consolidar transformação no ano
Existe um termo chamado "ponto de virada" nos roteiros cinematográficos. É a hora em que algo importante acontece e, a partir dali, a história toma novos rumos.



A trajetória do Corinthians de Vítor Pereira já teve alguns momentos marcantes nestes quase 40 jogos, como a classificação diante do Boca Juniors nas oitavas de final da Libertadores, mas talvez esse atual momento seja realmente um marco de novos rumos na temporada.


É significativo que ele venha com uma virada literal, com os 2 a 1 contra o Atlético-MG, neste domingo, no Mineirão. A primeira das viradas de um time que chegou a dez vitórias em 19 rodadas de Campeonato Brasileiro.



Na virada do turno (alô, editor, olha a palavra se repetindo aí), o Corinthians se mantém na segunda posição na tabela, a quatro pontos do líder Palmeiras e prestes a disputar as quartas de final da Copa do Brasil, diante do Atlético-GO, e também da Libertadores, diante do Flamengo.

E por que esse é um momento decisivo? O novo Corinthians vive várias transformações dentro do seu elenco e aponta sinais de que há boas coisas para serem colhidas daqui para frente.

A caminhada até aqui foi árdua, mas a tendência é de que o time ganhe muito em qualidade com a consolidação dos retornos de Fagner, Willian e Maycon, também com a entrada na equipe de Balbuena, a chegada de Fausto Vera e, em breve, a volta de Renato Augusto.

No meio de uma temporada, está nascendo aí um novo Corinthians.

Um Corinthians que, é bom dizer, ainda não se encontrou. E que mesmo assim, vence.Diante do Atlético-MG, Vítor Pereira apostou no 4-3-3 com um meio-campo com Du Queiroz, Maycon e Giuliano. Mas o meia mais ofensivo não vive boa fase e não rendeu bem.

Assim, no intervalo, o meia foi sacado e o time voltou a ter um ataque móvel com Róger Guedes e Yuri Alberto, como no jogo contra o Coritiba. Um 4-4-2 um pouco mais tipificado.

Trata-se de uma ideia que deixa o time mais móvel e mais perigoso em termos de finalização. Em Belo Horizonte, a dupla só ficou junta por 20 minutinhos, já que depois o técnico fez outras trocas, apostando em Mosquito e Roni para ganhar juventude e fôlego. Depois, entrou Giovane.

Mas ao mesmo tempo em que as projeções são positivas para a reta final da temporada, trata-se do Corinthians. E isso significa que possíveis eliminações nos torneios de mata-mata podem causar turbulências no CT Joaquim Grava. Culturalmente, é assim que tem funcionado.

Vítor Pereira já disse que o Timão não tem fôlego para brigar pelo título das três competições. Basta olhar os concorrentes e entender o grau de dificuldade de um desafio deste tamanho.

Mas, com reforços e retornos do departamento médico, é possível acreditar que esse time possa de fato brigar por ao menos um deles numa temporada tão complexa. Seria uma virada e tanto.



VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









2430 visitas - Fonte: Globo esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Todos canais de tv liberados só chamar no zap 11 954044319 mando teste grátis

Com os pés no chao.vamos com tudo nessas eliminatórias.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade