16/5/2022 17:04

Perito diz que Rafael Ramos cometeu racismo com o Edenilson

Roberto Meza comentou sua análise na Rádio Gaúcha

Perito diz que Rafael Ramos cometeu racismo com o Edenilson
Em declarações à Rádio Gaúcha, Roberto Meza Niella, perito especializado em leitura labial, analisou a acusação de Edenilson em Internacional x Corinthians. Durante a partida, o camisa 8 afirma ter sido chamado de “macaco” por Rafael Ramos. Em sua defesa, o português indicou que o atleta adversário ouviu errado as palavras, e seu confundiu por conta do seu sotaque.



Após rever o momento de forma minuciosa, Roberto Meza Niella acredita que Rafael Ramos cometeu a injúria racial. Na análise, o profissional concluiu que Edenilson foi chamado de “macaco do caralho”.

“Eles estão de frente para a câmera e é possível ler o posicionamento dos lábios do Ramos. Podemos identificar de forma tênue a frase que todo mundo está dizendo, que é a palavra “macaco”. E vem na sequência um palavrão que não fica muito claro na definição dos lábios dele. Temos que tomar esse cuidado, mas me parece que é “do caralho”. A frase completa seria “macaco do caralho“, disse.

Agora, a avaliação final será feita por meio do Instituto Geral de Perícias (IGP). Mesmo com Rafael Ramos apontando que seu sotaque atrapalhou a compreensão de Edenilson, o perito não teve dúvidas em cravar que a palavra “macaco” foi pronunciada no momento.

“Cada som da nossa fala tem características articulatórias e fonológicas muito particulares, o que permitem, dependendo da qualidade da imagem, identificar o que a pessoa diz naquele determinado momento. Tivemos acesso a todos eles e fizemos uma análise passo a passo, quadro por quadro, daqueles vídeos para poder determinar o que foi dito pelo jogador do Corinthians. Não existe nenhuma possibilidade dele ter falado a palavra “mano”. Nos lábios dele são bem claros nos fonemas quando fala a palavra “macaco”. Essas variações linguísticas algumas vezes dificultam um pouco. Trata-se do português de Portugal e isso é avaliado nesse tipo de análise. Nesse caso, porém, não dificultou na análise“, acrescentou.


Corinthians, Perito, Injúria Racial, Edenilson, Rafael Ramos


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









14694 visitas - Fonte: tudotimao.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Kleber Vellenev     

É perito em chupar rola!

Paulo Moreira     

Esse perito de m.... falando q deu pra ver nos labios do rafael a palavra macaco mas n deu pra ver o resto? Se vc eh perito meu chapa tu tem q descrever tudo o q foi dito. Eu n sou perito mas tive a nitida sensacao de q n foi isso q ele disse. Foram 2 palavrões pelo q vi. Parece q ele diz viado do caralho mas ai vao dizer q ele foi homofobico tb. Entao...... vao procurar acusar o garoto sem provas?

Um pais igual o Brasil nao haver nada de racismo de forma alguma pois somos o pais com maior miscigenação do mundo temos pessoas de todo os continentes. Mas o nosso povo tambem e bem rascista com tudo e com todos, principalmente com os negros.

Edynaldo Leite     

Os países mais preconceituosos contra brasileiros são justamente Portugal e Espanha

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade