3/8/2019 14:47

Corinthians x Palmeiras terá VAR pela 1ª vez; relembre polêmicas que poderiam ter sido revistas

Jean Pierre Gonçalves Lima será o árbitro de vídeo no clássico deste domingo, em Itaquera

Corinthians x Palmeiras terá VAR pela 1ª vez; relembre polêmicas que poderiam ter sido revistas
Pela primeira vez na história, um clássico entre Corinthians e Palmeiras contará com a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês). Jean Pierre Gonçalves Lima será o árbitro de vídeo no jogo deste domingo, às 19 horas (de Brasília), em Itaquera, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo para 19 estados e o DF.

Ao longo de 102 anos de rivalidade, não foram poucos os lances que geraram polêmica – e que muito provavelmente seriam analisados com auxílio do VAR.


O GloboEsporte.com lista abaixo dez lances, recentes ou não, que até hoje são lembrados pelos torcedores dos dois times.


Final que parou nos tribunais
Veja toda a confusão do pênalti cancelado na final do Campeonato Paulista

Até hoje muitos palmeirenses reclamam que esse lance aí teve, sim, o VAR – de forma indevida, obviamente.

O árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza marcou pênalti de Ralf no palmeirense Dudu, aos 26 minutos do segundo tempo, quando o Corinthians vencia por 1 a 0 a decisão do Campeonato Paulista de 2018 – o Palmeiras jogava pelo empate em sua arena.

Depois de sete minutos de jogo parado, porém, o árbitro voltou atrás e deu apenas escanteio. O Palmeiras entendeu que houve interferência externa e tentou, sem sucesso, a anulação da partida.

Pênalti e expulsão de Jailson



Também em 2018, mas ainda na primeira fase, e em Itaquera, o árbitro Raphael Claus assinalou pênalti de Jailson no corintiano Renê Júnior, por uma entrada com o pé alto, depois de deixar a jogada seguir por mais de dez segundos.

– Sei que posso ser punido, mas passaram a mão de novo aqui dentro, todo jogo é assim! Vou ser punido, mas tenho de falar: passaram a mão de novo na gente – reclamou o goleiro do Palmeiras.

Impedimento de Romero
Gol do Corinthians! Rodriguinho bate cruzado e Romero conclui para abrir o placar

Um ano antes, Corinthians e Palmeiras eram líder e vice-líder, respectivamente, quando se enfrentaram pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, em Itaquera. No primeiro gol do Corinthians, o Palmeiras reclamou que Romero estava impedido. A partida terminou com vitória corintiana por 3 a 2.

Expulsão de Gabriel
Gabriel é expulso depois de erro da arbitragem e sai furioso


Também em 2017, mas em clássico pelo Paulistão, o árbitro Thiago Duarte Peixoto deu o segundo cartão amarelo a Gabriel por uma falta que não foi ele quem havia cometido em Keno.

Depois da expulsão, os corintianos foram em direção ao árbitro. Maycon se acusou como autor da falta, enquanto palmeirenses como Keno e Dudu apontaram para Gabriel e aprovaram a decisão.

Impedimento de Mina
Gol do Palmeiras! Mina desvia e marca segundo gol contra o Corinthians

No segundo gol da vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Corinthians, em setembro de 2016, Mina estava impedido. Após a derrota, a diretoria do Corinthians demitiu o técnico Cristóvão Borges.

Falta e gol invalidado
Bruno Henrique pega sobra após choque entre Fernando Prass e Felipe


Três meses antes, em um lance nos acréscimos do segundo tempo, o árbitro Raphael Claus não validou um gol do então corintiano Bruno Henrique, volante que atualmente defende o Palmeiras, por entender que houve falta de Felipe no palmeirense Fernando Prass.

Num clássico de 2012, Wallace, então zagueiro do Corinthians, deu um pisão em Barcos, então atacante do Palmeiras, que se levantou e partiu para cima do adversário. O pisão passou despercebido durante o jogo, mas o zagueiro acabou sendo denunciado e punido mais tarde pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Muito palmeirense se lembra da vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, em 2009, quando Obina fez os três gols em Presidente Prudente.


Em dia de Obina, Palmeiras vence o Corinthians pelo Brasileirão

Aqueles com melhor memória vão além: lembram-se que, quando o placar estava 0 a 0, Obina teve um gol invalidado por impedimento polêmico.

Entrada de Edmundo
Edmundo deu essa entrada em Paulo Sérgio e levou cartão amarelo — Foto: Reprodução

Para a torcida do Corinthians, tivesse Edmundo recebido cartão vermelho pela entrada em Paulo Sérgio, que saltou para não ser atingido, aos 41 minutos do primeiro tempo, a história da final do Paulistão de 1993 poderia ter sido outra. Na ocasião, o árbitro José Aparecido de Oliveira mostrou amarelo ao palmeirense, que ao final do jogo comemorou o título.

Rivelino x Luis Pereira
Palmeiras vence Corinthians com gol marcado após dividida entre Luis Pereira e Rivelino


Na decisão do título paulista de 1974, disputada no Morumbi, o Palmeiras vence por 1 a 0, com gol de Ronaldo aos 34 minutos do segundo tempo, na sequência de uma dividida em que Rivelino até hoje comenta ter sofrido falta do zagueiro palmeirense Luis Pereira – para quem o corintiano se atirou.

Sobre o VAR
Este é o primeiro Campeonato Brasileiro com uso do árbitro de vídeo. Apenas quatro tipos de jogadas podem ser analisadas pelo VAR:

Gol
Pênaltis
Cartão vermelho
Confusão de identidade


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2784 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Mano esse otario q escreveu essa matéria só pode ser Porquense, o cara põe um monte de erros a favor do Porqueras e osso do Corinthians são menos, e nos 3 x 3 no chiqueiro q teve gol impedido do anão chorão!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade