O ano de 2018 foi de consolidação de alguns filhos do Terrão no elenco principal do Corinthians. Léo Santos e Pedrinho foram titulares em vários momentos ao longo da temporada e, além deles, que já compunham o grupo desde 2016 e 2017, respectivamente, o lateral esquerdo Carlos Augusto tornou-se titular na reta final do Brasileirão e foi premiado com a convocação para o Sul-Americano Sub-20 2019 pela Seleção Brasileira da categoria.
LEIA TAMBÉM:Corinthians e Santos devem realizar amistoso na Arena, em janeiro
Filipe assumiu o posto de quarto goleiro da equipe principal. Ele já estava nas conquistas do Brasileirão 2017 e do Paulistão deste ano, mas ainda desceu para atuar pelo sub-20 algumas vezes ao longo da temporada.
Quatro novas caras da base foram relacionados para partidas: o lateral esquerdo e zagueiro Caetano, os meias Fabricio Oya e Fessin, além do atacante Rafael Bilu, o único destes que teve o gostinho de atuar por alguns minutos, no empate do Alvinegro diante da Chapecoense, pela penúltima rodada do nacional.
A base também teve resultados expressivos dentro de campo. Pela primeira vez desde 2013, todas as categorias atingiram as semifinais do Campeonato Paulista: Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20.
O Sub-20 bateu na trave em duas competições, sendo vice-campeão da Copa do Brasil e do Paulistão. Contudo, manteve uma tradição que, desde 2014, sempre chega a pelo menos uma final de competição nacional.
Da categoria Sub-17, vale o destaque para a recuperação do meia Gustavo Mantuan, que rompeu o ligamento cruzado no fim de 2017 e só voltou aos gramados no segundo semestre deste ano. Ele marcou dois golaços neste retorno – um de bicicleta e outro do meio de campo – e participou de inúmeros outros gols na reta final da temporada.
Artilheiro da base no ano, com 20 gols, o atacante Rodrigo Varanda, da equipe Sub-15, atuou também pelo Sub-17, apesar da pouca idade. Mesmo sofrendo com algumas lesões – principalmente uma fratura no braço –, conseguiu realizar uma grande temporada.
O Sub-13 não conseguiu defender o título paulista, que conquistou em 2017, mas teve os dois artilheiros da competição. Fernando e Fabinho marcaram 16 gols cada e foram os maiores goleadores do Estadual da categoria. A equipe também teve uma experiência internacional, ao disputar um torneio na Argentina.
Os meninos do Sub-11 foram um destaque positivo da Corinthians TV. A plataforma de streaming do Timão transmitiu boa parte do Paulistão, dando à Fiel a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o futuro da equipe de Parque São Jorge.
Corinthians,Retrospectiva 2018, Categoria de base