28/6/2017 09:30

No "berço da liberdade", Patriotas recebe o Corinthians para o maior jogo de sua vida

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, em Tunja. Cidade foi palco da batalha que culminou na independência da Colômbia do domínio espanhol

No
Qual foi a maior partida da história do seu clube de coração? A pergunta não é fácil responder e envolve critérios pessoais e subjetivos. Porém, em Tunja, na Colômbia, quase não há dúvidas de que o Patriotas fará nesta quarta-feira, contra o Corinthians, o jogo mais grandioso de sua curta história, de apenas 14 anos.



O acesso à primeira divisão nacional em 2011, em duelos contra o América de Cali, foi histórico, bem como a estreia internacional, contra o Everton, do Chile, na primeira fase da Copa Sul-Americana deste ano. Mas agora é diferente. Contra um gigante mundial e com expectativa de bom público no estádio La Independencia, a modesta equipe se prepara para uma batalha. E não há melhor lugar para isso.

Foi em Tunja, capital do departamento de Boyacá, que Nova Granada (atual Colômbia) se libertou do domínio espanhol. Ali foram travados os últimos confrontos entre as tropas lideradas por Simon Bolívar contra os colonizadores. Depois de vencer os conflitos, o ícone sul-americano classificou a cidade como "berço e oficina da liberdade".

Até hoje a frase está estampada em placas espalhadas por Tunja. Imagens de Bolívar também estão por todas as partes, inclusive na praça que leva o seu nome, no centro da cidade. Porém, nos últimos dias a escultura do libertador montado em um cavalo passou a dividir as atenções de moradores e turistas que passam por ali com uma águia inflável gigantesca, mascote do Patriotas.

O boneco, que atrai olhares e fotografias de crianças e adultos, faz parte do esforço do clube para que a cidade o abrace. O Patriotas já tem mais torcida que o seu conterrâneo Boyacá Chicó, mas ainda não atrai multidões. Dirigentes, jogadores e membros da comissão técnica do clube, acreditam que a partida contra o Corinthians pode ajudar a mudar essa história.

– Esperamos um jogo especial. Sabemos a importância para nossa cidade e para nossa torcida de enfrentar um dos maiores times do Brasil. É algo histórico chegar nessa fase da Copa Sul-Americana.

Reconhecemos que a nível internacional Patriotas tem muito caminho a percorrer. Há seis anos subimos para a primeira divisão do Campeonato Colombiano. Enfrentar o Corinthians é importante para que conheçam não só o Patriotas, mas também Tunja, que é uma cidade linda, e Boyacá, um departamento especial – disse Larry Vásquez, capitão da equipe, ao GloboEsporte.com.

A cidade
Tunja está a 2.720 metros acima do nível do mar e fica localizada a 130 km ao nordeste de Bogotá. A viagem de carro desde a capital colombiana leva cerca de duas horas. O Corinthians, porém, decidiu se hospedar em Paipa, cidade vizinha que fica a cerca de uma hora do local da partida.

Com diversas construções coloniais, sobretudo no centro, a cidade é acolhedora, de clima ameno. Na hora da partida, contudo, o Timão deve enfrentar frio. O treinamento da última terça-feira, por exemplo, aconteceu com os termômetros marcando 12ºC.

Capital de Boyacá, Tunja é o principal centro comercial, cultural e universitário do departamento, abrigando entre outras instituições de ensino a Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia. Sua população, que ultrapassou 200 mil pessoas nesta década, concentra-se na zona urbana.




Um dos maiores orgulhos do povo local é a segurança da região. Tunja registra a menor taxa de homicídio em Colômbia (sete a cada 100.000 habitantes), média próxima da de países da Europa e da Ásia.

Ironicamente, em um presídio de segurança máxima da cidade, estão presos alguns dos maiores narcotraficantes do País.

– Aqui você pode andar pelas ruas a qualquer horário do dia sem se preocupar. As pessoas ocupam os espaços públicos – conta o jornalista Nelson Yamit Soledad, da rádio Boyacá Noticias.

O estádio
Patriotas e Corinthians se enfrentarão no La Independencia, que tem capacidade para cerca de 20 mil pessoas e passa por reformas. O governo local investe para ampliar e modernizar o estádio, que foi construído na década de 1950 e poderá comportar até 30 mil pessoas no futuro.

Para o jogo desta quarta-feira, o campo recebeu iluminação nova e também teve reparos em seu gramado.

Não há alambrados e apenas uma pequena divisória separa torcedores locais e visitantes. Falta construir as arquibancadas atrás de um dos gols e modernizar o espaço em que ficam os vestiários das equipes e as cabines de imprensa. Recentemente, foram instaladas cadeiras em todos os setores do estádio nas cores do Patriotas: vermelho, verde e branco.



O clube
Quando o Patriotas foi fundado, o Corinthians já tinha 93 anos, um Mundial de Clubes, três Campeonatos Brasileiros, duas Copas do Brasil e 25 Campeonatos Paulistas. Adversário do Timão na segunda fase da Copa Sul-Americana, o clube nasceu em 2003, chegou à elite do país em 2011 e disputa agora seu primeiro torneio internacional.

No Campeonato Colombiano deste ano, a equipe terminou a primeira fase em 11º lugar e não se classificou entre os oito que foram ao mata-mata. Já na Sul-Americana, passou pelo Everton, do Chile, na primeira fase, só nos pênaltis.

Tudo isso dá uma noção do peso do jogo desta quarta para o Patriotas, não é?

– Creio que seja a partida mais importante na história do clube, juntamente com o jogo do acesso contra o América de Cali, e do jogo contra o Everton. Essa é a partida de maior importância para a instituição, para nosso departamento, para a cidade. Entrará na história do nosso clube – opinou o técnico da equipe, Diego Corredor, ao GloboEsporte.com.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3723 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

vai Corinthians.

MAIS UMA E AVAÍ CORINTHIANSSS..

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade