Há sete anos, em 16 de maio de 2012, Corinthians e Vasco empataram sem gols no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, pela primeira partida das quartas de final da Libertadores daquele ano - vencida de forma invicta pelo Timão. Na ocasião, as equipes faziam um tira-teima da reta final do Brasileirão do ano anterior, vencido pelo Timão na última rodada e que teve o Vasco como vice.
Em jogo marcado por forte chuva na capital fluminense, o Corinthians segurou o empate e levou a decisão da vaga às semifinais da Libertadores para o Pacaembu.
O Timão do técnico Tite foi a campo com a formação que fez história na Libertadores, com: Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Emerson Sheik e Jorge Henrique. Durante a partida, Elton entrou no lugar de Danilo, o meia Douglas substituiu Alex e Willian ocupou a vaga de Sheik.
O primeiro tempo foi marcado pelo jogo truncado. A forte chuva prejudicou as condições do gramado, o que fez com que a bola rolasse pouco. Com seu forte sistema defensivo, o Timão segurou o Vasco - que ofereceu pouco perigo. Nos contra-ataques os comandados de Tite tiveram duas boas chances de abrir o placar, em cobrança de falta de Alex e em avanço do lateral Alessandro, que invadiu a área e bateu cruzado, no último lance da primeira etapa.
No segundo tempo o Corinthians até foi pressionado pelos donos da casa, mas conseguiu segurar o empate em 0 a 0. Os destaques da partida pelos lados do Timão foram o goleiro Cassio, com boas defesas, e o atacante Jorge Henrique - que além de reforçar a marcação pelo lado direito, ainda criou a melhor chance de gol do Alvinegro na segunda etapa, em uma cabeçada de peixinho defendido por Fernando Prass, goleiro vascaíno.
O empate em 0 a 0 levou a decisão para o dia 23 de maio, no Pacaembu, em jogo que ficou para sempre na memória da Fiel Torcida.
Corinthians, Notícias, Timão, História