8/3/2019 12:47

Carille volta a afirmar que trabalho de Sampaoli não é inovação, mas elogia argentino

Carille volta a afirmar que trabalho de Sampaoli não é inovação, mas elogia argentino
Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

O técnico Fábio Carille elogiou o trabalho de Jorge Sampaoli, do Santos, adversário do Corinthians no clássico domingo (10), às 16h (de Brasília), em Itaquera, válido pela décima rodada do Campeonato Paulista. O comandante corintiano ressalta que o sistema de jogo do argentino é pouco utilizado pelos treinadores no futebol mundial, mas ele voltou a dizer que o trabalho de Sampaoli não é uma novidade no Brasil.



Carille não esconde que se incomoda com o excesso de elogios a Sampaoli. Ele acredita que tratar o argentino como inovador no futebol é desrespeitar, por exemplo, o técnico Fernando Diniz, que hoje comanda o Fluminense e que já realizou trabalho semelhante no Audax-SP.

"É um cara (Sampaoli) que fez um excelente trabalho na Universidad do Chile, que o credenciou a comandar o Chile e foi para Copa do Mundo com a Argentina. A escola dele não tem 5% que faz o que ele faz", disse Carille.

"Algumas coisas que acabam incomodando, é que uma boa parte da imprensa fala como inovação, ele tem que ser exaltado, o início dele é brilhante, mas é uma falta de respeito com o Fernando Diniz. Com o que o Diniz fez no Audax, quando tirou o Palmeiras, o Corinthians e jogou melhor que o Santos na final. Ele e o Sampaoli fazem o mesmo trabalho, não é uma inovação", completou.

Jorge Sampaoli costuma atuar no esquema 4-4-2, em formato de losango no meio-campo. Com isso, o argentino aposta em dois atacantes de velocidade e descarta a escalação de um centroavante fixo na área. Carille também não vê novidades nessa estratégia de Sampaoli. Ele disse que o esquema já foi utilizado por ele no Corinthians e por outros técnicos do futebol brasileiro, além de Pep Guardiola no período em que comandou o Barcelona, da Espanha.

"Essa ideia de jogo faz isso, ele traz os jogadores de beirada para dentro pra prender a linha de quatro, normal. São as mesma ideias e filosofia de trabalho do Fernando Diniz para criar superioridade nas pontas e nos meios. A gente tem que estar bem compactado e chegar bem nas infiltrações e quando conseguir roubar a bola ficar atento ao perde e pressiona do Santos que é muito bom porque jogam bastante no campo ofensivo, parecido com o que foi o Barcelona do Guardiola", disse.

"Em alguns momentos ele (Sampaoli) acaba não tendo um 9. Fiz isso em algumas vezes em 2018, por questão de características e peças. Eu lembro que o Palmeiras de 2015, do Oswaldo de Oliveira fazia isso e venceu nos pênaltis o Corinthians na Arena. São situações interessantes. Ele olha muito o adversário, mas não sei o que pensa de nós. São formas de jogar, algumas mudanças dele são parecidas com as nossas", completou.

No dia 13 de janeiro, Corinthians e Santos se enfrentaram na Arena Corinthians durante a pré-temporada. O jogo acabou empatado em 1 a 1 e apesar de não ter contado como um jogo oficial, o técnico Fábio Carille acredita que a partida servirá de parâmetro ao elenco corintiano para saber o que esperar da equipe dirigida por Sampaoli.



"Naquele dia, o Sampaoli colocou o time dele dentro do campo ofensivo. Vão mudar algumas peças tanto aqui quanto lá. Era um time que ainda contava com o Bruno Henrique, era o cara do um contra um. É uma linha que ofensiva que está treinada, mas serve como referência sim. Naquele jogo nós treinamos muito o sistema defensivo e acabamos tomando um gol de bola parada, mas vale como referência para o clássico de domingo", declarou.

O Corinthians não contará com Gustagol, preservado por conta de dores no joelho esquerdo, e deve encarar o Santos com a seguinte formação: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso e Sornoza; Pedrinho, Clayson (Ramiro) e Boselli (Vagner Love).

O Timão lidera o grupo C do Estadual com 14 pontos, um acima da Ferroviária e quatro sobre o Bragantino. Desta forma, uma vitória no clássico pode garantir a classificação antecipada às quartas de final caso a equipe de Bragança Paulista não vença na rodada.



VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









3633 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Carlos Augusto     

Professor pode não ser inovação concordo plenamente, mas é um cara que se propõe a jogar não importa qual o placar.... e com essa zaga pesada Manuel e Henrique vai levar...rezo que são Jorge no proteja

Sei não zaga meleca,lateral esquerdo meleca cuidado com os moleques da vila,se dormirem em Campo.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade