26/9/2015 07:26
Clubes se animam e usam "Champions da América" para pressionar Conmebol Comente
Campeão em 2012, Corinthians é um dos times que busca aumento na cota da Libertadores
Ao menos cinco times brasileiros – e outros três sul-americanos – foram convidados por empresários para uma possível participação da Liga dos Campeões da América. Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e Cruzeiro receberam sondagens dos organizadores da competição que visa contar com clubes das Américas do Sul, Central e do Norte.
E mesmo diante de uma ideia ainda embrionária, os clubes brasileiros se animaram. Tudo por conta da proposta onde cada time participante receberia cerca de cinco milhões de dólares (aproximadamente R$ 20 milhões) somente pela participação.
Ainda que o dinheiro esteja longe de se tornar realidade – ideia dos organizadores é tirar o torneio do papel em 2017 –, tal valor já seria utilizado pelos times nos próximos meses. A ideia dos dirigentes brasileiros é usar os milhões da "Champions League" da América como carta na manga na hora de pressionar a Conmebol por valores maiores de premiação da Copa Libertadores da América.
Atualmente, o time campeão recebe cerca de 5 milhões de dólares – valor que significaria apenas a participação no torneio concorrente. Tal premiação é considerada baixa.
Ciente da pressão, a Conmebol se antecipou e prometeu aumentar as cifras da Libertadores nos próximos anos para evitar um movimento de cobrança ainda maior.
"O presidente [Juan Ángel] Napout adianta que existe o firme propósito de aumentar os prêmios para as equipes participantes. Para isso, há um tempo se realizam grandes negociações que permitam a instituição gerar mais receita para as associações e os clubes", afirmou a entidade em comunicado oficial.
Ressalvas
Mesmo animados com a possível verba da nova competição, os times brasileiros analisam com ressalvas o convite para o novo torneio. Os cinco se preocupam como a Liga dos Campeões do continente se encaixaria no calendário, tendo como principais entraves as possíveis logísticas de viagens para as Américas do Norte e Central.
VEJA TAMBÉM
- Conmebol define grupos da Sul-Americana: Confira contra quem o Corinthians joga
- REFORÇO PONTUAL? Corinthians tem interesse em atacante do América-MG, afirma rádio
- Memphis Depay assume liderança de assistências no Brasil após atuação no Derby
3147 visitas - Fonte: UOL
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas