A paixão que nasceu no ano em que o Corinthians encerrou seu jejum de 23 anos sem títulos será uma voz a mais a favor da equipe de Tite em Porto Alegre, onde o Timão enfrenta o Internacional nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Beira-Rio. O Corinthians Gaúcho, clube de várzea da capital do Rio Grande do Sul, é um “representante” do Timão.
O professor de educação física José Medeiros, de 49 anos, é um dos fundadores e atual presidente “faz-tudo” do clube. Marca amistosos, define participação em campeonatos e até ajuda a lavar os uniformes da equipe. Gremista de coração, ele tem motivo duplo para torcer a favor do Corinthians nesta quarta. Só não vai ao palco da partida.
– Sou gremista roxo e corintiano roxo, acompanho o Corinthians diariamente. Não piso no Beira-Rio, mas sempre vou à arena quando tem Grêmio x Corinthians. É dia de torcer ainda mais para o time sair daqui com uma vitória e ficar mais próximo do título – afirmou Medeiros.

Corinthians Gaúcho usa uniforme inspirado no Timão
O clube de várzea foi fundado em 1977, justamente quando o Corinthians se aproximava do fim do incômodo jejum de taças. Cerca de dez amigos do bairro Sabará que jogavam futebol regularmente decidiram criar um time. O nome do Timão foi unanimidade porque aqueles amigos queriam uma torcida do mesmo tipo – fiel e presente mesmo nos momentos difíceis. As cores também ajudaram na escolha.
– Na época o Corinthians estava na decisão com a Ponte Preta, 23 anos sem conquistas. Juntou com a realidade da época, já que o uniforme de escola e educação física era calção preto e camiseta branca. O Corinthians e aquela grande torcida estavam na mídia, e aí colocamos o nome. Tudo surgiu em frente à minha casa, na garagem. Eu tinha 11 anos na época – contou José Medeiros.
Desde então, o quadro principal do Corinthians atua regularmente em torneios de várzea de Porto Alegre. Os maiores títulos vieram nos últimos 15 anos – coincidência ou não, épocas de grandes conquistas também da “matriz” paulista
Apesar da paixão, José Medeiros só lamenta não ter qualquer vínculo com o Corinthians. Na noite desta quarta-feira, ele e o Timão Gaúcho serão apenas torcedores pela televisão.
– Na época da fundação, fizemos ofício ao Vicente Matheus (ex-presidente do Corinthians) pedindo bola, fardamento, essas coisas, mas nunca rolou. Hoje conseguimos ajuda com patrocinadores para os uniformes. Estamos até com um novo fardamento, listrado, idêntico ao do Corinthians. Também faremos um retrô para o futsal – disse o presidente do Timão Gaúcho.
Por amor, José Medeiros continua tocando o Corinthians de Porto Alegre em busca de novos títulos na várzea – a sala de sua casa, também sede do clube, mal tem espaço para acomodar tantos troféus.
– É uma paixão de filho, eu que mantenho tudo. Isso aqui é uma monarquia (risos), eu cuido de tudo. Levo adiante por puro amor ao Corinthians – explicou.

Medeiros guarda os troféus conquistados pelo Corinthians Gaúcho