1/9/2015 15:36

105 momentos marcantes do #Timão105: jogos históricos

Desde o primeiro duelo, contra o União Lapa em 1910, aos confrontos na Arena Corinthians, nossa atual casa, as partidas que nunca mais saíram da memória da Fiel

105 momentos marcantes do #Timão105: jogos históricos
O Corinthians venceu o Internacional por 2 a 1 na primeira vitória alvinegra da história da Arena Corinthians
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista completa 105 anos de história nesta terça-feira (01). Desde o dia 1º de setembro de 1910, o clube alvinegro arrasta multidões, provoca emoções e faz a festa de 30 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e mundo afora.

Para comemorar essa data, o site oficial do Corinthians selecionou 105 momentos marcantes da história alvinegra, separados em cinco tópicos: gols, jogos, jogadores, títulos e a Fiel.

Neste texto, confira alguns jogos que ficaram marcados para sempre na memória dos corinthianos.

União Lapa 1 x 0 Corinthians – Jogo Varzeano 1910

No dia 10 de Setembro de 1910, 10 dias após a fundação da equipe do Parque São Jorge, o Timão jogou a primeira partida da história do clube, contra a equipe do União da Lapa, e perdeu por 1 a 0. Ainda assim, ficou marcada como o começo de uma grande trajetória.

Corinthians 2 x 0 Estrela Polar – Jogo Varzeano 1910

Na segunda partida da história do clube do Parque São Jorge, o Timão conquistou a primeira vitória, por 2 a 0 sobre o Estrela Polar, em amistoso realizado na Rua José Paulino, no bairro do Bom Retiro.

Corinthians 0 x 3 Torino – Amistoso Internacional 1914

O Torino, da Itália, entrou na história alvinegra como primeiro rival internacional do Corinthians. No dia 15 de agosto de 1914, o Timão enfrentou a equipe italiana no Palestra Itália e perdeu por 3 a 0. A equipe italiana era um dos principais times da Europa na época.

Corinthians 2 x 0 Santos – Campeonato Paulista 1968

Com gols de Paulo Borges e Flávio, o Coringão venceu o Santos por 2 a 0 e quebrou um tabu de 11 anos sem derrotar a equipe do litoral paulista pelo Campeonato Paulista. Naquela noite de 06 de março, a equipe alvinegra entrou no Pacaembu com a seguinte escalação: Diogo, Osvaldo Cunha, Ditão, Luís Carlos e Maciel; Édson Cegonha e Rivelino; Buião, Paulo Borges, Flávio e Eduardo. Formação que entrou para a história em um dos momentos inesquecíveis do clube do Parque São Jorge.

Corinthians 10 x 1 Tiradentes-PI – Campeonato Brasileiro 1983

No dia 9 de fevereiro de 1983, o Corinthians aplicou a maior goleada de todos os tempos do Campeonato Brasileiro: 10 a 1 no Tiradentes-PI, com direito a gol de bicicleta de Wladimir.

São Paulo 1 x 2 Corinthians – Campeonato Paulista 1988

Um jogo que entrou para a história do Corinthians. O então garoto Ronaldo estreava no gol logo em um clássico contra o São Paulo no Morumbi substituindo veteranos como Waldir Peres e Carlos. O jovem goleiro mostrou que daria muitas alegrias à Fiel defendendo um pênalti de Dario Pereyra. O Timão venceu a partida por 2 a 1 com gols de Wilson Mano e Edmar. E Ronaldo iniciou uma longa trajetória pelo Alvinegro.

Corinthians 1 x 0 Corinthian-Casuals – Amistoso Internacional 1988

No dia 10 de junho de 1988, o Timão enfrentou o Corinthian-Casuals no Pacaembu com grandes craques da história do clube em campo: Zé Maria, Wladimir, Cláudio, Rivelino e Sócrates. No primeiro tempo, o goleiro Ado mostrou ainda muita elasticidade, enquanto o Super Zé esbanjou a mesma raça de sempre. Cláudio Christovam Pinho, 66 anos, o maior artilheiro do clube (295 gols), foi o mais aplaudido ao deixar o gramado. O grande show foi dado com os dribles mágicos de Rivellino e os toques magistrais de Sócrates, que marcou o único gol da partida, encobrindo sutilmente o goleiro Metcalfe.

Corinthians 2 x 1 Atlético-MG – Quartas de final do Campeonato Brasileiro 1990

Em 1990, o Corinthians eliminou o Atlético-MG nas quartas de final do Brasileirão com uma vitória por 2 a 1 no Pacaembu e um empate sem gols no Mineirão. No duelo realizado no Pacaembu, o Timão saiu atrás no placar e conseguiu a virada com dois gols de Neto, uma partida marcante para a Fiel. O curioso é que nenhum dos gols foi marcado em cobranças de falta, especialidade do meia alvinegro.

Corinthians 2 x 1 Palmeiras – Campeonato Paulista 1995

Pela primeira fase do Campeonato Paulista de 1995, Marcelinho Carioca teve atuação de gala contra o rival Palmeiras e transformou a partida do dia 2 de abril daquele ano em uma das mais marcantes da história do Derby. Após sair perdendo, o Timão virou o jogo com dois golaços do Pé de Anjo, com uma obra prima em cobrança de falta, a especialidade do camisa 7.

Corinthians 1 x 0 Portuguesa – Campeonato Paulista 1995

Um jogo emocionante. Para chegar à final do Paulistão daquele ano, o Timão precisava vencer a Portuguesa. Mas o gol não saía. Aos 43 minutos do segundo tempo, Marcelinho cobrou falta pelo lado esquerdo. A bola passou por Henrique, Vitor, não encontrou o goleiro Paulo César, mas beijou a cabeça de Bernardo, volante raçudo, que afundou a bola na rede. O Pacaembu foi ao delírio, e os jogadores de ambas as equipes derrubavam lágrimas. Se o lado lusitano era tristeza e decepção, o êxtase dominava o time do Corinthians.

São Paulo 3 x 2 Corinthians – Semifinais do Campeonato Brasileiro 1999

Morumbi, 28 de novembro de 1999. Uma das atuações mais impressionantes de um goleiro vestindo o manto alvinegro. O goleiro Dida entrou na história ao defender duas cobranças de pênalti do meia Raí na mesma partida. As cobranças ajudaram o Timão a chegar na final e conquistar o terceiro título do Campeonato Brasileiro da história do clube.

Corinthians 2 x 2 Real Madrid – Mundial de Clubes da FIFA 2000

Um clássico de gigantes do futebol mundial. O Timão de 2000, apontado por muitos como a equipe mais técnica que o Corinthians já teve, enfrentou o Real Madrid de igual para igual. Saiu atrás no placar, mas virou com dois gols de Edílson, o segundo deles inesquecível, com um drible entre as pernas do zagueiro francês Karembeu. A equipe espanhola empatou e poderia ter virado, mas Dida evitou isso ao pegar mais um pênalti na carreira.

Corinthians 2 x 1 Santos – Semifinais do Campeonato Paulista 2001

Na semifinal do Paulistão de 2001, após empate no primeiro duelo, o Timão passou pelo rival por 2 a 1, com gol inesquecível de Ricardinho já nos acréscimos da partida de volta.

Corinthians 7 x 1 Santos - Campeonato Brasileiro 2005

Com direito a três gols de Carlitos Tevez e dois de Nilmar, o Corinthians construiu uma goleada que ficaria marcada como a melhor partida da equipe na conquista do Campeonato Brasileiro de 2005, lembrada até hoje pela Fiel.

Itumbiara 0 x 2 Corinthians – Copa do Brasil 2009

Um dos maiores ídolos da história do futebol mundial estreou no Timão na vitória por 2 a 0 sobre o Itumbiara, no primeiro jogo da Copa do Brasil de 2009. Ronaldo Fenômeno entrou no segundo tempo daquela partida no lugar de Jorge Henrique. O eterno camisa 9 viria a conquistar a Copa do Brasil e o Paulistão daquele ano.

Corinthians 5 x 0 São Paulo – Campeonato Brasileiro 2011

Com mais de 30 mil pagantes no estádio do Pacaembu, o Corinthians goleou o São Paulo por 5 a 0, com gols de Liedson (3), Danilo e Jorge Henrique, no dia 26 de junho de 2011.

Deportivo Táchira (VEN) 1 x 1 Corinthians – Libertadores 2012

Na estreia da Libertadores 2012, o Corinthians enfrentou o Deportivo Tachira na Venezuela e conseguiu um empate nos acréscimos da partida, começando de forma emocionante uma campanha que entraria para a história. O gol foi marcado aos 49 minutos da segunda etapa pelo volante Ralf, um dos líderes da equipe do técnico Tite.

Corinthians 1 x 0 Vasco – Quartas de final da Libertadores 2012

Foi sofrido, do jeito que a Fiel se acostumou a assistir muitas vezes no Pacaembu. Em jogo dramático, o Corinthians venceu o Vasco na raça e no sufoco com gol do volante Paulinho, aos 42 minutos do segundo tempo. A história do confronto, porém, poderia ter sido diferente se o goleiro Cássio não tivesse feito milagre ao defender o chute do meia Diego Souza minutos antes. A partida também foi marcada pela comemoração do técnico Tite no meio da torcida. Expulso por reclamação, o treinador corintiano continuou assistindo o duelo do alambrado da numerada.

Corinthians 0 x 1 Figueirense – Campeonato Brasileiro 2014

O resultado é o que menos importa. No primeiro turno do Brasileirão de 2014, o Corinthians jogou pela primeira vez em sua nova casa. O sonho da casa própria da Fiel estava, enfim, realizado.

Corinthians 2 x 1 Internacional – Campeonato Brasileiro 2014

Se na estreia da nova casa o Timão não venceu, dois jogos depois, a primeira vitória viria. Contra o Internacional, o Corinthians venceu pela primeira vez na Arena Corinthians.

Corinthians 3 x 0 Corinthian-Casuals – Amistoso Internacional 2015

No início da atual temporada, o Corinthians enfrentou o Corinthian-Casuals novamente, em um confronto histórico. A equipe que inspirou a fundação da equipe do Parque São Jorge veio ao Brasil para enfrentar o Timão na Arena Corinthians. O Timão venceu a partida por 3 a 0 e, assim como Sócrates em 1988, Danilo vestiu a camisa da equipe inglesa.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3405 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade