1/9/2015 10:45

105 momentos marcantes do #Timão105: gols históricos

De Jorge Campbell a Jadson, passando por Basílio, Marcelinho e Romarinho: os gols que ficaram marcados para sempre na história do Corinthians

105 momentos marcantes do #Timão105: gols históricos
O gol de Ronaldo contra o Santos na semifinal do Paulista de 2009 foi um dos mais inesquecíveis da história alvinegra
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
O Sport Club Corinthians Paulista completa 105 anos de história nesta terça-feira (01). Desde o dia 1º de setembro de 1910, o clube alvinegro arrasta multidões, provoca emoções e faz a festa de 30 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e mundo afora.

Para comemorar essa data, o site oficial do Corinthians selecionou 105 momentos marcantes da história alvinegra, separados em cinco tópicos: gols, jogos, jogadores, títulos e a Fiel.

Neste texto, confira alguns gols que ficaram marcados para sempre na memória dos corinthianos.

Jorge Campbell – Corinthians 2 x 0 Estrela Polar – Jogo Varzeano, 1910

Na segunda partida da história do clube do Parque São Jorge, o meio-campista Jorge Campbell fez história ao marcar o primeiro gol da história do Corinthians, na vitória por 2 a 0 sobre o Estrela Polar, em amistoso realizado na Rua José Paulino, no bairro do Bom Retiro.

Basílio – Corinthians 1 x 0 Ponte Preta – Final do Campeonato Paulista, 1977

Depois de 22 anos, oito meses e sete dias, o Corinthians era novamente campeão paulista. O gol foi marcado por Basílio na final do Campeonato Paulista na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, realizada no Morumbi, no dia 13 de outubro de 1977. Um lance chorado, que tirou o grito de “É campeão” da garganta da Fiel.

Sócrates – Internacional 0 x 2 Corinthians – Campeonato Brasileiro, 1982

Em grande vitória por 2 a 0 sobre o Internacional fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro de 1982, o eterno Doutor Sócrates marcou um belo gol, que entrou para a história do Corinthians como um dos mais bonitos do clube.

Viola – Guarani 0 x 1 Corinthians – Final do Campeonato Paulista, 1988

Na final do Campeonato Paulista de 1988, o jovem Viola, que sentia cãibras, deu um carrinho e fez o gol do título. Um lance que ficou marcado para sempre na memória dos corinthianos e que transformou um garoto de 19 anos em ídolo da Fiel.

Tupãzinho – Corinthians 1 x 0 São Paulo – Final do Campeonato Brasileiro, 1990

O gol que garantiu o primeiro título brasileiro do Corinthians não poderia ficar fora da lista. Com mais de 100 mil torcedores no Morumbi, o Talismã da Fiel, Tupãzinho, marcou o gol que garantiu o primeiro título do Brasileirão da história do Timão, no dia 16 de dezembro de 1990.

Neto – Flamengo 2 x 3 Corinthians – Campeonato Brasileiro, 1991

Então atual campeão brasileiro em 1991, o Timão não conquistou o bicampeonato, mas marcou aquela edição do Brasileirão graças a um gol antológico de Neto. Contra o Flamengo no Maracanã, o eterno Xodó da Fiel marcou um golaço de falta, quase do meio campo, o segundo do Timão na partida que terminou com vitória alvinegra por 3 a 2.

Bernardo – Corinthians 1 x 0 Portuguesa – Campeonato Paulista, 1995

Aos 43 minutos do segundo tempo, Marcelinho cobrou falta pelo lado esquerdo. A bola passou por Henrique, Vitor, não encontrou o goleiro Paulo César, mas beijou a cabeça de Bernardo, volante raçudo, que afundou a bola na rede. O Pacaembu foi ao delírio, e os jogadores de ambas as equipes derrubavam lágrimas. Se o lado lusitano era tristeza e decepção, o êxtase dominava o time do Corinthians, que de forma heroica se aproximava da final do Paulistão de 1995.

Marcelinho – Santos 2 x 2 Corinthians – Campeonato Paulista, 1996

Gol de placa. Talvez um dos gols mais bonitos da história do Corinthians foi marcado por um dos maiores ídolos alvinegros. Em plena Vila Belmiro, com a presença de Pelé, Marcelinho Carioca recebeu a bola na entrada da área, aplicou um lindo chapéu no marcador e, sem deixar a bola cair, chapou no canto do goleiro Edinho. Tempos depois, o próprio Rei do Futebol entregaria uma placa ao eterno camisa 7 corinthiano pelo gol antológico.

Edílson – Corinthians 2 x 2 Real Madrid – Mundial de Clubes da FIFA, 2000

Foi uma apresentação de Edílson ao mundo do futebol. Na véspera do jogo, foi noticiado que o zagueiro francês Karembeu, do Real Madrid, disse que não conhecia o camisa 10 alvinegro. O Capetinha não deixou por menos. Em um jogo muito disputado, o atacante pegou a bola perto da área, avançou, deu um drible sensacional entre as pernas do marcador merengue e fez um golaço no Morumbi. O golaço ficou eternizado na voz do saudoso narrador Luciano do Valle com a seguinte frase: “Prazer, eu sou Edílson, o capeta!”.

Ricardinho – Corinthians 2 x 1 Santos – Semifinal do Campeonato Paulista, 2001

O Coringão faturou mais uma vez o título do Campeonato Paulista no ano de 2001. Porém, a cena que vai ficar marcada para sempre na memória da Fiel é o gol de Ricardinho contra o Santos na semifinal. Nos últimos segundos do jogo decisivo, o meia fez 2 a 1 para o Alvinegro e garantiu a equipe na final.

Fabio Baiano - Corinthians 1 x 0 Goiás – Campeonato Brasileiro, 2004

Na primeira passagem do técnico Tite pelo Timão, em 2004, o atacante Fabio Baiano marcou um gol histórico no Brasileirão daquele ano. O Corinthians empatava em 0 a 0 com o Goiás até que, aos 43 minutos da segunda etapa, Fabio Baiano, que estava contundido, acertou um belo chute com rara felicidade, e garantiu a vitória alvinegra.

Ronaldo – Corinthians 1 x 1 Palmeiras – Campeonato Paulista, 2009

Ronaldo Fenômeno já havia estreado pelo Timão sem gols. Todos esperavam pelo momento em que um dos maiores atacantes do mundo balançaria as redes pela primeira vez com a camisa do Corinthians. Quis o destino que fosse em um clássico contra o Palmeiras, em que o rival vencia por 1 a 0 até os últimos minutos. E da forma mais improvável: de cabeça, fundamento que o próprio R9 reconhecia como o pior dele. Para comemorar, o centroavante foi até a Fiel, e o alambrado do Prudentão, em Presidente Prudente, chegou a cair.

Cristian – Corinthians 2 x 1 São Paulo – Semifinal do Campeonato Paulista, 2009

Pela semifinal do Paulistão de 2009, o volante Cristian marcou o gol que marcaria a primeira passagem dele pelo Parque São Jorge. Contra o São Paulo, o Timão empatava em 1 a 1 até os 48 minutos da segunda etapa. Quando mais ninguém acreditava na vitória, Cristian arriscou de muito longe e acertou belo chute para garantir a vitória alvinegra na primeira partida das semifinais no Pacaembu.

Ronaldo – Santos 1 x 3 Corinthians – Final do Campeonato Paulista, 2009

Um dos maiores ídolos do futebol de todos os tempos foi o principal nome do Corinthians em 1999. Ronaldo Fenômeno marcou um dos gols mais bonitos da carreira dele no primeiro jogo da final do Paulistão contra o Santos, na Vila Belmiro. Da intermediária, encobriu Fabio Costa e fez um golaço inesquecível.

Dentinho – Corinthians 2 x 1 Santo André – Campeonato Paulista, 2010

Filho do terrão alvinegro, o atacante Dentinho entrou na história ao marcar o gol de número 10.000 da história do clube. O gol foi marcado aos quatro minutos da primeira etapa, na vitória por 2 a 1 contra o Santo André, pela primeira fase do Campeonato Paulista, na Arena Barueri.

Paulinho – Corinthians 1 x 0 Vasco – Quartas de final da Libertadores, 2012

Após um empate sem gols no jogo de ida, em São Januário, o Timão recebeu o Vasco no Pacaembu. A Fiel empurrou o Timão até os últimos minutos na partida de volta, quando Paulinho marcou de cabeça, após cobrança de escanteio. Delírio da torcida alvinegra e de Tite, que acompanhava o jogo das arquibancadas após ser expulso pelo juiz.

Emerson – Santos 0 x 1 Corinthians – Semifinal da Libertadores, 2012

Um dos gols mais importantes da conquista inédita e invicta da Libertadores de 2012 foi marcado no primeiro jogo da semifinal da competição, contra o Santos, na Vila Belmiro. Aos 28 minutos da primeira etapa, Emerson Sheik marcou um golaço e encaminhou a classificação corinthiana para a inédita final.

Romarinho – Boca Juniors 1 x 1 Corinthians – Final da Libertadores, 2012

Ele não é filho de Romário, como achou parte da imprensa argentina, mas tem a estrela, a frieza e o oportunismo do tetracampeão. Foi do então garoto de 21 anos, aos 40 minutos do segundo tempo, o gol do empate por 1 a 1 com o Boca Juniors, na lotada La Bombonera, em Buenos Aires, no primeiro jogo da final da competição sul-americana. Era o primeiro jogo de Romarinho em uma Libertadores, e o atacante fez o gol com a naturalidade de quem estava batendo uma bola no quintal de casa.

Emerson – Corinthians 2 x 0 Boca Juniors – Final da Libertadores, 2012

Pode ser o primeiro gol, após passe sensacional de calcanhar do Danilo. Pode ser o segundo, em que Emerson Sheik roubou a bola no meio de campo e avançou até estufar as redes do Boca Juniors. São gols que ficarão eternamente dentro dos corações da Fiel. Libertado, enfim o Corinthians era campeão da Libertadores.

Guerrero – Corinthians 1 x 0 Chelsea – Final do Mundial de Clubes da FIFA, 2012

Em dezembro de 2012, o Bando de Loucos invadiu o Japão e viu o Corinthians conquistar o Mundial de Clubes da FIFA pela segunda vez. Guerrero marcou de cabeça e garantiu o título contra o Chelsea no ano que se tornou inesquecível para a Fiel.

Jadson – Corinthians 1 x 1 Botafogo – Campeonato Brasileiro, 2014

Aos 24 minutos do primeiro tempo, o meia Jadson marcou o primeiro gol da história do Timão na Arena Corinthians, no empate em 1 a 1 com o Botafogo, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2014.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









3126 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade