Funcionário da tecnologia do Corinthians
Dono da defesa menos vazada do Brasileirão, o Corinthians usa a tecnologia da comunicação instantânea para mostrar aos seus jogadores os detalhes dos futuros adversários. Além de muita marcação e do sistema defensivo montado por Tite, o envio de vídeos nas vésperas das partidas pelos aplicativos de mensagem de telefone celular é a mais nova forma de abastecer o elenco corintiano com informações sobre os segredos e o estilo dos atacantes rivais.
O trabalho é feito detalhadamente pelos sete membros do Centro de Inteligência de Futebol do Corinthians, o CIFUT. Eles selecionam lances, jogadas ensaiadas, posicionamento dos adversários e enviam tudo já editado e separado, selecionado para cada um dos jogadores.
O zagueiro Felipe explica como funciona.
- É como se fosse um DVD da pessoa. Você já guarda na memória e sabe o que tem que fazer dentro de campo. Faz toda a diferença.

videos no telefone celular ajudam jogadores a verem detalhes
Cássio lembra que no pênalti que ele pegou cobrado por Rogério Ceni, no Paulistão, a estratégia ajudou.
- Funcionou legal no pênalti contra o Rogério. Naquele momento exatamente eu consegui observar as estatísticas e isso ajudou nosso time a sair vitorioso – explica o goleiro.
E agora como lembra Renato Augusto, é hora de estudar o Coritiba, o próximo adversário.
- Tem que ser assim, não tem jeito, o futebol mudou e a gente tem que aproveitar a tecnologia.
Em um campeonato disputado como o Brasileirão, a mensagem que o Corinthians envia aos rivais é: não será fácil fazer gol aqui.