4/6/2015 07:55

Pressionado, Del Nero já prepara substituição de Marin

Pressionado, Del Nero já prepara substituição de Marin
Ameaçado pelo escândalo da Fifa, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, criou um plano de emergência para lidar com a crise. Em meio às discussões de mudança de estatuto, quer criar uma regra para substituição do vice-presidente da CBF José Maria, que está afastado temporariamente e preso na Suíça por corrupção. Ao mesmo tempo, busca uma base de apoio para ficar no poder.

Marin era vice da região Sudeste e primeiro na linha sucessória da entidade por ser o mais velho. Foi preso em investigação de autoridades dos EUA acusado de receber propinas relacionadas a contratos da Copa América e da Copa do Brasil. A Fifa e a CBF declararam seu afastamento temporário, mas ele ainda não está excluído em definitivo.

Isso deve ocorrer na quinta-feira quando será estabelecida uma regra para substituí-lo como vice do Sudeste. Uma possibilidade é Marco Antônio Vicente, do Espírito Santo, ocupar a posição já que se aproximou do atual presidente.

“(Del Nero) abriu o debate com os presidentes de federações pelo momento novo que vivemos e o estatuto precisa de alterações. A saída do vice causou um vácuo. Não há uma regra prevista para substituir. Esse vice será da mesma região? Está em discussão'', contou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman. “Tem que se definir como será esta escolha.''

O problema é que há uma indicação de que Del Nero também está envolvido na investigação do FBI. Um dos conpiradores citados na investigação tem a descrição de alto cargo da FIFA, CBF e Conmebol.

Assim, haveria a possibilidade de ter de sair da confederação. O vice-presidente do Sul, Delfim Peixoto, acusou o atual presidente de fazer uma manobra para tirar o seu direito na linha sucessória. Como mais velho, ele substituiria Del Nero.

Embora se ajeite para uma possível saída, o atual presidente ainda tem intenção de ficar. Tanto que pretende dar explicações para dirigentes de clubes e de federações sobre seu suposto envolvimento no escândalo da Fifa. A reunião com os clubes é na segunda-feira, oficialmente, para falar da MP do Futebol, mas Del Nero estará presente para abordar todos os outros assuntos.

A expectativa de Del Nero é de que, assim, ganhe apoio para continuar na presidência e afaste uma renúncia igual a de Joseph Blatter, na Fifa. Por enquanto, ele já tenta arrebanhar aliados em conversas para adotarem seu discurso.

“A renúncia de Blatter é apenas midiática para criar um fato positico. Já deveria ter saído antes. E não dá para entender como Marin está preso e Ricardo Teixeira não está'', afirmou o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, um aliado. “A situação do Del Nero não é a mesma do Blatter. Ele está na presidência há poucos meses. Antes era só vice.''


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









2631 visitas - Fonte: Blog Rodrigo Mattos/UO

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade