Arena Pantanal receberá um clássico na primeira rodada na Série A
Foto: Secom-MT / Divulgação
A disputa entre Cruzeiro e Corinthians , neste domingo, pela Série A do Campeonato Brasileiro , abre a temporada 2015 na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). Embora esteja recebendo jogos desde o ano passado, o estádio construído especialmente para sediar a Copa do Mundo ainda não está concluído e tem problemas, inclusive estruturais, que têm sido resolvidos de acordo com as necessidades pontuais.
Para o jogo de domingo, uma equipe técnica está fazendo reparos internos e externos, que não tocam nas inconformidades da obra, como o conserto de pias entupidas e placas do teto que já se soltaram, por exemplo. Do lado de fora, o vidro do restaurante foi depredado. Além disso, o pessoal de jardinagem e limpeza está trabalhando para dar um aspecto de organização.
No entorno da Arena, há denúncias de lixo acumulado, falta de cuidado com gramado, foco de dengue e depredação. Usuários de drogas também estariam se apropriando do local, que tem sido palco de shows, atletas e skatistas.
A expectativa é que Cruzeiro x Corinthians atraia um bom público pagante (30 mil), assim como o registrado no clássico São Paulo x Santos, em novembro do ano passado, também pela Série A. Este foi o último grande público que a Arena recebeu.
Estádio que recebeu jogos da Copa 2014 ainda tem obras inacabadas
Foto: Secom-MT / Divulgação
Este episódio foi a gota d’água para aumentar a preocupação em realizar eventos em um estádio ainda não concluso. Em janeiro deste ano, o governo eleito abriu auditoria em todas as obras da Copa do Mundo em Cuiabá, que apresentam diversos problemas. Assim, a Arena Pantanal foi interditada por medida de segurança para reparos emergenciais. Caso contrário, não estaria apta a sediar o Campeonato Estadual.
Após os reparos e o aval do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, a Secretaria de Projetos Estratégicos, que assumiu inicialmente as pendências do Mundial, entregou o estádio à Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) para a realização do Estadual, cuja final está marcada para a próxima segunda-feira (11).
Arena Pantanal passa por reformas pontuais
Foto: Secom-MT / Divulgação
Para o jogo Cruzeiro x Corinthians, um termo de ajustamento de conduta assinado no Ministério Público Estadual (MPE), entre MPE, FMF e Roni 7, promotora do jogo, garante a contratação de stewards (segurança privada), o devido credenciamento e estacionamentos.
Um dos problemas registrados em 2014, na Arena Pantanal, foi a facilidade de torcedores invadirem o campo. A contratação dos stewards visa, inclusive, coibir essa prática. O presidente da Federação Matogrossense de Futebol, Helmute Lawisch, vê necessidade de "zelo e responsabilidade" na realização de eventos grandes na Arena, com mais de 30 mil pagantes.
Parte do teto da Arena Pantanal começou a se soltar
Foto: Secom-MT / Divulgação
Não houve problemas registrados nos jogos do Estadual e também na final da Copa Verde , vencida pelo Cuiabá diante do Remo (5 a 1), na última quinta. Outros jogos marcados para a Arena Pantanal são Cuiabá x Vasco , em 13 de maio, pela Copa do Brasil , e Cuiabá x Confiança, em 24 de maio, e Cuiabá x Fortaleza, no dia 31 de maio, ambas pela Série C .