Na noite deste sábado, o Guaraní entra em campo contra o Cerro Porteño, em clássico local pelo Torneio Apertura do Campeonato Paraguaio. O jogo é uma boa oportunidade para o Corinthians conhecer um pouco mais de seu rival nas oitavas de final da Libertadores (brasileiros e paraguaios duelam nos dias 6 e 13 de maio).
Procurado pelo blog, o jornalista paraguaio Victor Sostoa, do diário Ultima Hora e do programa Tu Hora Deportiva na FM 90.1, explicou a importância do clássico deste sábado. Ademais, citou algumas das características do time aurinegro e alertou o Corinthians: “Guaraní tem o ataque mais poderoso do futebol paraguaio”.
Blog: Qual a importância do clássico deste sábado, entre Guaraní e Cerro Porteño?
Sostoa: Guaraní versus Cerro Porteño é o terceiro clássico mais importante do futebol paraguaio, atrás apenas de Olimpia versus Cerro e Olimpia versus Libertad. Cerro e Guaraní estão disputando o título do Torneio Apertura cabeça a cabeça, porque as demais equipes ficaram muito para trás na tabela e somente faltam sete rodadas para que acabe o torneio.
Blog: Guaraní e Cerro têm os principais ataques do Apertura/2015 (32 e 25, respectivamente). A promessa deste clássico é de muitos gols?
Sostoa: Nos enfrentamentos entre Cerro Porteño e Guaraní sempre se produzem muitos gols. No primeiro turno do Apertura, o Guaraní fez 4 a 0. Isso se deve às características futebolísticas de ambas as equipes. O Guaraní, mais especificamente, tem o ataque mais poderoso do futebol paraguaio. Por dois anos consecutivos, é a equipe mais goleadora do país. As principais figuras ofensivas do Guaraní são Federico Santander e Fernando Fernández.
Blog: Quais são as chances de o Guaraní aprontar para cima do Corinthians?
Sostoa: Corinthians é o favorito, não somente para superar o Guaraní, mas sim para ganhar a Copa Libertadores. Guaraní passou para a segunda fase da Libertadores depois de 18 anos sendo eliminado nas fases anteriores. Ainda assim, esta equipe está mostrando uma evolução futebolística. Contra o Racing, em Assunção (2 a 0 para os paraguaios), o Guaraní mudou a maneira de encarar o jogo, foi mais equilibrado e golpeou nos momentos certos. Se o Corinthians quiser derrotar o Guaraní, deve saber que terá de marcar dois gols em cada partida, porque o Guaraní sempre marca gols.

Guaraní 4 x 0 Cerro Porteño, em 4 de março