Pouca gente lembra que o Corinthians foi eliminado nas quartas de final do Paulistão-12 diante da Ponte Preta em pleno Pacaembu. Isso acontece porque a comissão técnica e os jogadores deram prioridade à conquista inédita da Libertadores, que viria semanas depois. O cenário será repetido em 2015, já que a prioridade de Tite & Cia. será a luta pelo bicampeonato sul-americano.
E é essa falta de foco que poderá atrapalhar a equipe no Estadual, já que não é difícil imaginar o Corinthians com reservas em algumas partidas. Mas, então, o Alvinegro não tem chance de conquistar o título se for avançando na Libertadores? Não é bem assim. Tite tem um bom elenco, capaz de lutar pelas duas competições. Jogadores como Jadson, Danilo e Bruno Henrique, por exemplo, são apenas opções no banco.
Além disso, a base está mantida. Da equipe que fechou 2014 entre as melhores do país, Anderson Martins foi o único que saiu. Em relação às contratações, o clube trouxe Edilson, Cristian, Mendoza e Edu Dracena, e ainda tem Sheik e Yago de volta. Isso sem falar no retorno de Tite, treinador mais vitorioso da história do clube.
Prós e contras colocados, é possível dizer que esse atual Corinthians tem, sim, possibilidade de buscar a classificação na fase de grupos do Estadual e, na sequência, brilhar nos mata-matas e chegar ao 28º título. O foco não será o mesmo, mas haverá qualidade para compensar isso.
QUEM CHEGOU: Edilson (LD, sem clube), Emerson Sheik (A, Botafogo), Cristian (V, sem clube), Mendoza (A, Chennaiyin-IND), Yago (Z, Bragantino) e Edu Dracena (Z, Santos)
QUEM SAIU: Ferrugem (LD, Kobe-JAP), Danilo Fernandes (G, Sport), Anderson Martins (Z, Al Jaish-EAU) e Guilherme Andrade (V, Sport)
CURIOSIDADES ALVINEGRAS:
- Corinthians é o maior vencedor da história do Campeonato Paulista, com 27 titulos (última conquista foi em 2013);
- Alvinegro é o último campeão invicto. Em 2009, com brilho de Ronaldo Fenômeno dentro das quatro linhas, a equipe de Mano Menezes venceu 13 jogos e empatou dez vezes;
- A maior quantidade de gols numa única partida de um jogador do Corinthians saiu no Paulista. Em 1933, o atacante Zuza marcou seis vezes na goleada alvinegra por 10 a 1 sobre o Sírio;
- No segundo jogo da final do Paulista de 1977, disputado entre Corinthians e Ponte Preta, registrou-se o maior público da história do Morumbi: 138.032 pagantes (146.082 pessoas).
Elias, volante do Timão: 'Foi num Paulistão que eu me tornei o que sou hoje'
"Independentemente da Libertadores, o Campeonato Paulista é importante, é um dos melhores estaduais do país. Quero ser campeão, meu primeiro título foi a Série B e o segundo foi o Paulista invicto, em 2009. Ali eu me tornei o que eu sou hoje. Vou dar o meu melhor nesse campeonato e quero ser campeão.
Estamos um pouco ansioso para a estreia, sim. Vivemos de disputar os três pontos, fizemos uma grande pré-temporada e queremos iniciar bem contra o Marília. Mas nenhuma equipe pode ser considerada pronta para a temporada, estamos evoluindo, mas temos muito a melhorar, conhecendo novo esquema do Tite e aperfeiçar nesse esquema. Temos condições totais de chegar daqui a dois três jogos estar 100%.
A pressão por títulos sempre existirá, quem está chegando tem de estar preparado para isso. Em 2009, era um ano de retorno à Série A, onde a cobrança era grande por títulos. Os jogadores valorizam o título da Série B, mas torcida e impressa, não. Elenco era para ser campeão e conseguimos."
Presta atenção, corintiano! Veja em quem... por LANCETV