23/9/2014 20:30

'Ninguém pode esperar expressões educadas da torcida' diz especialista sobre supostos cânticos racistas

Para advogado Thetonio Chermontt de Brito ação da promotoria de apurar homofobia no Majesto é válida, mas é preciso ter cuidado na hora de analisar os gritos das torcidas

'Ninguém pode esperar expressões educadas da torcida' diz especialista sobre supostos cânticos racistas
Torcida do São Paulo durante Majesto de domingo (Foto: Reginaldo Castro/ LANCE!Press)

Para o especialista em direito desportivo, Thetonio Chermontt de Britto, os cânticos das torcidas de Corinthians e São Paulo, no Majestoso do último domingo, são passíveis de punição, mas é dificil determinar o cunho dos gritos. Ainda segundo o advogado, a inciativa de tentar coibir qualquer injúria é válida, mas é preciso ter cuidado para que, não sejam punidas todas as manifestações da torcida.

- O combate à prática do racismo em geral, atualmente, está sendo arrochada em todas as esferas, e aqui a gente está falando da esportiva. O cântico de torcida, que chama o outro de "viadinho", "puto" é questão de interpretação. Eu não vejo grito de torcida com cunho de racismo. Tem que se analisar caso a caso, é dificil você generalizar. O caso do Aranha tinha total cunho racial, a punição tinha que ter sido aplicada. Não se discute se ela é justa, pesada, mas a torcedora Patrícia e aqueles torcedores, tinham o intuito de ofender o goleiro, pela cor negra. Agora cântico de torcida, brincadeira, tem que ter muito cuidado, se não daqui a pouco vai punir qualquer manifestação de torcida.

Torcida chama de "bambi", "bichinha", chamam de "viado", daqui a pouco não vai mais haver palavrão no estádio. Tem que ter muito cuidado, a procuradoria está certo em tentar coibir qualquer injúria, mas tem que tomar cuidado para não proibir tudo quanto é manifestação. Ninguém pode esperar que a torcida use expressões polidas e educadas, não no futebol brasileiro, é cultural e essa não é a cultura do futebol brasileiro - ponderou o especialista.

Ainda segundo Chermont, não existe uma medida para que o clube consiga coibir tal atitude da torcida.

- É impossível o controle, vem de educação. O povo não sabe se comportar num lugar desses, é uma questão cultural. O torcedor esquece até que o clube está fazendo uma boa campanha. Não pode ter um fiscal ao lado de cada torcedor, para tapar a boca na hora que ele vai xingar, mas o código não quer saber, o código pune - finalizou o advogado.

De acordo com o especialista, caso a denúncia seja aceita no artigo 243-G, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a punição pode acarretar em multa pesada, perda de manda de jogos e exclusão do campeonato.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3318 visitas - Fonte: Lance!NET

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade