4/8/2014 15:04

Eletricista com 15 anos de Amigão vira testemunha de glórias do Treze na PB

João Preto tem 59 anos e trabalha no maior estádio de Campina. Em meio a tantas peladas que viu, ele se emociona ao falar de jogos contra Corinthians e Fluminense

Eletricista com 15 anos de Amigão vira testemunha de glórias do Treze na PB
Estádio Amigão já foi palco de vários jogos emocionantes em Campina Grande
(Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)


Já pensou em dedicar 15 anos de trabalho a um estádio de futebol? Ver passar na sua frente alguns dos principais craques do futebol do país e, em contrapartida, algumas das partidas menos atrativas de que se tem notícia. Essa é a realidade de João Félix da Silva. Ou João Preto, como é mais conhecido. Eletricista de 59 anos de idade e mais de uma década de dedicação ao Estádio Governador Ernani Sátiro, o Amigão. Um homem simples e que aproveita sua proximidade com a maior praça esportiva de Campina Grande para assistir futebol, claro. E de "camarote". Foi lá onde presenciou duas "batalhas" em que o Treze encarou de igual para igual "gigantes do futebol brasileiro": primeiro o Corinthians e depois o Fluminense.

Ele tem orgulho do trabalho que desempenha e da importância que tem dentro do estádio, já que é o responsável por fazer com que o "Colosso da Borborema" funcione e possa ser palco dos diferentes jogos que sedia.



Em um dia de trabalho, não são poucas as atribuições de João Preto dentro do Amigão. Só no campo de jogo, são 144 lâmpadas distribuídas nas quatro torres e na marquise do estádio, que precisam ser acesas e receber manutenção periodicamente.

Além disso, existe toda uma estrutura de cabines de transmissão de rádios e televisões, bares, banheiros e área interna que precisam de atenção especial do eletricista. Tudo tem que estar funcionando em dia de jogo.

- Aqui tem muito serviço para ser feito. E quando tem jogo, as coisas ficam ainda mais corridas, porque a gente precisa ter ainda mais atenção. Nada pode falhar durante o jogo. Só que eu gosto muito do meu trabalho e faço isso com muita satisfação - comentou.



João Preto tem mais de 15 anos trabalhando como eletricista no Amigão (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)

Os jogos inesquecíveis
Como todo torcedor que se preze, João Preto tem seus momentos inesquecíveis no estádio. E para João Preto, dois jogos da Copa do Brasil, ambos do Treze, dificilmente serão esquecidos, ainda mais por quem sentiu a emoção bem perto das quatro linhas.
- Treze e Corinthians, pela Copa do Brasil de 1999; e Treze e Fluminense, pela Copa do Brasil de 2005, foram os dois melhores jogos que eu já vi na vida. O estádio estava cheio, era torcedor que não acabava mais. Era um time aqui de Campina Grande enfrentando um gigante do Brasil. Todo mundo queria ver aqueles jogos. Foi muito bom acompanhar de perto - comentou emocionado.

O jogo do Galo contra o Timão foi pela segunda rodada da competição de 1999. Logo em seu primeiro ano de Amigão. Foi a primeira vez em que uma equipe paraibana passou de fase na Copa do Brasil, ao eliminar fora de Casa o Santa Cruz. Já contra o Corinthians, 2 a 2 em casa. Novo 2 a 2 fora. E derrota apenas nos pênaltis.

Já 2005 foi o grande ano do Treze na Copa do Brasil. O time fez história entre seus torcedores. Eliminou o Ulbra na primeira fase depois passou por São Caetano e Coritiba. Só foi eliminado nas quartas de final pelo Fluminense. Derrota por 1 a 0 no Rio de Janeiro e vitória pelo mesmo placar em Campina Grande. A eliminação foi mais uma vez nos pênaltis.

Se as grandes partidas fazem parte do "currículo" do eletricista, jogos de menor porte também ajudam a escrever uma parte dos 15 anos que ele dedicou ao Amigão.

E em 2014, ano em que teve Copa do Mundo no Brasil, o Campeonato Paraibano se especializou por partidas sem prestígio.

Um dos casos marcantes aconteceu no jogo entre CSP e Sport Campina, que se enfrentaram sem nenhum pagante nas arquibancadas. O jogo, que acabou com a vitória do time pessoense por 4 a 2, só foi visto por operários que trabalham nas obras de reforma do estádio, por jornalistas... e por João Preto.

Ele, inclusive, não se faz de rogado. Diz que independente do jogo, seja de time grande ou pequeno, o certo é que quem vai ao Estádio Amigão, em Campina Grande, vai poder acompanhar um pouco do trabalho desempenhado por esse profissional, anônimo para alguns, mas que faz um serviço indispensável para que a maior paixão do torcedor brasileiro possa acontecer.




VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









4050 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade