12/7/2014 16:32

Reforçado, Timão supera adaptações e planeja novo ciclo vitorioso

Eliminado na primeira fase do Paulistão, Corinthians se renova e chega ao segundo semestre com "cara nova" e esperança de título

Reforçado, Timão supera adaptações e planeja novo ciclo vitorioso
Elenco do Corinthians passou por um processo de renovação (Foto: Rodrigo Faber )


O Corinthians viveu uma das melhores fases de sua história entre os anos de 2011 e 2013. Sob o comando do técnico Tite, conquistou Paulistão, Brasileirão, Libertadores da América, Mundial de Clubes e Recopa. A partir do segundo semestre do ano passado, a equipe entrou em uma rotina de crise: a diretoria admitiu que o Timão se acomodou após os cinco títulos em três anos. Com o elenco completamente renovado, a cúpula alvinegra está convicta de que chegou a hora de o clube do Parque São Jorge iniciar um novo ciclo de vitórias.

Diversos "medalhões" deixaram o Corinthians. Paulo André, Jorge Henrique, Douglas, Emerson Sheik... Hoje, a equipe tem uma formação completamente diferente. Da escalação titular no título mundial contra o Chelsea, em dezembro de 2012, quatro jogadores seguem entre os 11 principais de Mano Menezes: o goleiro Cássio, o lateral Fábio Santos, o volante Ralf e o atacante Paolo Guerrero. A folha salarial teve baixas significativas, e a nova realidade é mais animadora do que a da metade final de 2013.

Com a saída de Roberto de Andrade e Duílio Monteiro Alves do comando do departamento de futebol, quem assumiu foi Ronaldo Ximenes, homem de confiança do presidente Mário Gobbi. O mandatário permanecerá à frente do clube até fevereiro do ano que vem, quando o Timão passará por novas eleições. O ex-lateral Alessandro, aposentado, hoje ocupa o cargo de coordenador técnico, ao lado do gerente de futebol Edu Gaspar.

Após a eliminação na primeira fase do Campeonato Paulista, Gobbi foi alvo de críticas e pediu paciência à torcida. Ressaltou o período de renovação e a confiança em Mano Menezes. Três meses depois, quatro reforços já aumentam as esperanças da Fiel: chegaram o zagueiro Anderson Martins, o volante Elias, o meia Lodeiro e o atacante Romero. A equipe terá o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil no segundo semestre.




Elias foi o principal reforço para a continuação do Campeonato Brasileiro (Foto: Rodrigo Faber )


Desde a chegada de Mano Menezes, no início do ano, o presidente deixou claro que a intenção era permitir que o técnico montasse o elenco ao estilo que ele escolhesse, de maneira a repetir o que fez no clube entre 2008 e 2010 - de onde saiu direto para a seleção brasileira. Chegaram figuras como o meia Petros, destaque do Penapolense no Paulistão, e saíram outras como Emerson Sheik, que detonou o treinador ao partir para o Botafogo.

Nos bastidores, a confiança é por pelo menos um título nos próximos meses. A vaga na Taça Libertadores da América de 2015 - competição da qual o Timão ficou fora nesta temporada - é tratada como obrigação. No momento, a equipe ocupa o terceiro lugar do Brasileirão e está na terceira fase da Copa do Brasil. Com a Arena Corinthians finalizada, o clube pretender maximizar as rendas de diversas formas, e aliar o sucesso no campo ao alívio financeiro fora dele.



VEJA TAMBÉM
- MANDOU RECADO! Cacá fala sobre críticas da imprensa na zona mista após o jogo
- INTENSIDADE! Cacá destaca espírito e intensidade do Corinthians na vitória contra o Criciúma
- ESTREOU COM VITÓRIA! Timão vence no primeiro jogo de Ramon Diaz no comando da equipe









3411 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Ter - 21:00 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Criciuma

Brasileiro

Qua - 19:00 - São Januário
2 X 0
Vasco Da Gama
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade