Alguns torcedores hostilizaram Mano Menezes logo no primeiro jogo do Corinthians na arena de Itaquera, no domingo. No setor sul do estádio, um corintiano mais exaltado cobrou ofensividade durante todo o segundo tempo. “Dois volantes é muito para jogar contra o Figueirense! Burro!”, ele berrava. Para o lateral esquerdo Fábio Santos, no entanto, não havia motivo para tamanha irritação.
“O Fagner e eu pouco ficamos na defesa. A equipe do Figueirense estava com quase dez jogadores atrás da linha da bola, só se defendendo”, rebateu Fábio Santos, ciente de que o empenho para atacar não é constante. “A postura tática varia muito de um jogo para outro, de como o Mano pede para a gente se comportar. São questões da partida, de achar alternativas.”
De fato, o Corinthians pressionou bastante em busca ao menos do gol de empate com o Figueirense. Mano não sacou um de seus dois volantes, mas trocou Fagner pelo meia Danilo e improvisou Guilherme na lateral direita, setor exageradamente explorado por sua equipe. Também apostou nos atacantes Romarinho e Paulinho nos lugares de Luciano e Jadson. Nada adiantou.
Mano geralmente se irrita quando escuta que tem mais disposição defensiva do que ofensiva – ainda mais se a crítica é direcionada ao recuo tático do Corinthians após marcar um gol. Ao superar uma crise no Campeonato Paulista, no entanto, o treinador gaúcho decidiu priorizar o ajuste da sua marcação, e foi bem-sucedido. A meta agora é deixar o ataque eficiente.
Segundo Mano, o maior problema do Corinthians contra o Figueirense não foi estratégico. Ele sentiu os seus jogadores nervosos por estrearem em uma partida oficial o tão aguardado estádio do clube. Fábio Santos concordou com a análise e ainda assegurou que o alerta havia sido dado pelo técnico.
“Todo o mundo criou uma grande expectativa. A gente tratou disso a semana inteira. Foi pedido para a gente esquecer o lado festivo. Era óbvio que a pressão seria grande. Sabíamos disso. O friozinho na barriga atrapalhou. Quem vive no Corinthians tinha noção de que aquele era um momento especial”, comentou o lateral esquerdo.
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.