O elenco do Corinthians está em ritmo de preparação para o importante confronto contra o Santos. Contudo, o clima na equipe não está somente apolítico, uma vez que recentes investigações envolvendo a gestão do ex-presidente Andrés Sanchez estão gerando repercussão na mídia e entre os torcedores.
A Comissão de Justiça do Conselho Deliberativo do clube finalizou uma investigação sobre as despesas de Andrés Sanchez, concluiu que houve uso indevido do cartão corporativo do Corinthians. O relatório entregou um panorama preocupante, revelando que o ex-presidente utilizou os recursos do clube para a cobertura de despesas pessoais, entre os anos de 2018 e 2020, sem a devida prestação de contas.
Entre os gastos identificados como irregulares, destacam-se despesas em hotéis, restaurantes, lojas de móveis, joias e vestuário, além de clínicas e empresas de transporte aéreo que não tinham nenhuma relação com compromissos oficiais do Timão. Essas constatações levaram o relatório a categorizar a conduta de Andrés como gestão irregular e temerária, o que resultou em prejuízos financeiros, morais e de imagem para a instituição.
Além disso, o relatório recomenda que sejam adotadas medidas para o ressarcimento dos valores utilizados de forma indevida, além de melhorias nas normas para o uso do cartão corporativo e a implementação de mecanismos de controle mais rigorosos. Embora o estatuto do Corinthians não tenha regulamentações específicas sobre o uso de cartões corporativos por dirigentes, a Comissão de Justiça considerou que isso não justifica a utilização inadvertida dos recursos do clube para fins pessoais.
As irregularidades foram agravadas pelo fato de que os órgãos de controle do clube não tinham conhecimento da existência do cartão utilizado pelo ex-presidente e não receberam justificativas adequadas para as despesas. Neste contexto, o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, recebeu o relatório e agora avaliará a possibilidade de instaurar um processo ético-disciplinar pela Comissão de Ética, que se responsabiliza por penalizações administrativas por violação do estatuto.
A investigação sobre os gastos com o cartão corporativo não se limita à gestão de Andrés Sanchez, pois a Comissão de Justiça também está apurando irregularidades relacionadas às administrações dos ex-presidentes Duílio Monteiro Alves e Augusto Melo, ainda sem conclusões definidas. Vale lembrar que o caso já gerou duas denúncias do Ministério Público contra Andrés na Justiça. Em uma das ações, a juíza rejeitou as alegações de lavagem de dinheiro e crimes tributários, mas manteve algumas medidas cautelares contra o ex-presidente, que está proibido de se comunicar com dirigentes do clube e testemunhas. Em uma nova ação, o MP reapresentou as denúncias e solicitou que Andrés seja condenado a ressarcir o Corinthians em R$ 101 mil.



Arsenal entra forte na disputa por Breno Bidon e acende alerta no Corinthians
GOLAÇOOOOOOOO! BRENO BIDON EMPATA PRO CORINTHIANS! 1 A 1 NO PLACAR!
Corinthians x São Paulo; Saiba onde assistir ao Majestoso!
Dorival projeta reforço veloz no Corinthians após partida
Vitinho é oferecido ao Corinthians e diretoria avalia investida na janela
Perdeu a paciência? Martinez fica preso na Venezuela por mais de 2 semanas e Dorival admite impaciência
Corinthians adota cautela com Memphis Depay e descarta retorno no clássico
Alfinetou? Provocação de Wendell antecede empate do Corinthians no Majestoso
Lesão seria? Zagueiro do Corinthians sofre lesão e deve ficar fora por tempo inderteminado!
BOMBA: Corinthians mira volante brasileiro de gigante alemão