A votação do anteprojeto de reforma do estatuto do Corinthians, que estava agendada para esta segunda-feira no Parque São Jorge, foi suspensa. O Conselho Deliberativo do clube decidiu, por unanimidade, que são necessárias mudanças na constituição do Corinthians. No entanto, alguns membros do conselho solicitaram mais tempo para discutir determinados aspectos do projeto.
Entre os conselheiros que pediram um período mais amplo de debates estão Vinicius Cascone, Paulo Pedro e Felipe Ezabella. Diante disso, o Conselho optou por adiar a votação e iniciar discussões para um novo calendário. A expectativa é de que ocorram entre oito e dez reuniões para debater os principais tópicos da reforma. Após essa etapa, o novo estatuto será votado e, em seguida, passará por uma Assembleia Geral com os sócios, o que indica que o processo pode se estender até 2026.
Esse conflito interno já estava se desenhando nos bastidores do Parque São Jorge há algumas semanas. O presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, pressionava para que a votação fosse realizada até o final deste mês. Por outro lado, integrantes do Cori (Conselho de Orientação) argumentavam a favor do cancelamento da votação, justificando a necessidade de mais tempo para discussões aprofundadas. Romeu Tuma já havia expressado publicamente a intenção de finalizar o processo até dezembro deste ano.
Os principais tópicos abordados na reforma estatutária do Corinthians incluem: o direito de voto para o Fiel Torcedor, a transformação para a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), a ampliação dos mandatos, a remuneração dos dirigentes, a contratação de um CEO, a figura de um 'prefeito' para o Parque São Jorge, regras financeiras mais rígidas, diretrizes para uso de cartões corporativos, repasses ao Conselho e mudanças na Comissão de Ética.
A Comissão da Reforma do Estatuto tem trabalhado no texto desde o ano passado, criando o anteprojeto com base em debates internos e sugestões de movimentos organizados externos, como a Gaviões da Fiel, que se manifestou a favor do direito ao voto para os torcedores.



Craque doa valor milionário para vaquinha; Carrilo exigiu doação para Arena para fechar contrato com empresa
BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Recusou o Timão? Wesley descarta proposta do Corinthians e está rumo à Europa
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
Novidades na escalação? Confira a provável escalação do Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
Corinthians e Botafogo se enfrentam: onde assistir ao VIVO ao duelo decisivo no Brasileirão