30/9/2025 17:57

Presidente do Corinthians dialoga sobre projeto SAFiel e sua viabilidade econômica

Presidente do Corinthians dialoga sobre projeto SAFiel e sua viabilidade econômica

O presidente do Corinthians, Osmar Stabile, encontrou-se com os idealizadores da proposta "SAFiel", que visa transformar o clube em uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) com a participação ativa dos torcedores como acionistas. Durante a reunião, realizada no Parque São Jorge na última sexta-feira, ele manifestou interesse em participar do evento oficial de lançamento do projeto, agendado para o dia 28 de outubro.

A proposta da SAFiel propõe uma gestão profissionalizada do futebol do Corinthians, onde a administração ficaria a cargo dos torcedores, que teriam a oportunidade de adquirir ações a preços acessíveis e votar nos conselhos administrativos. Durante as discussões, foi destacado que integrantes das torcidas organizadas teriam um assento garantido no Conselho de Fiscalização, promovendo uma maior participação da base. A administração, segundo o projeto, seria feita por executivos qualificados, contratados ou demitidos com base em seu desempenho e cumprimento de metas.

No entanto, a transformação do Corinthians em SAF enfrenta uma série de desafios. Atualmente, não há um apoio significativo entre sócios, conselheiros e diretores, o que dificulta sua implementação no curto prazo. A resistência à venda do clube para um único dono é uma preocupação compartilhada por diversas correntes políticas dentro do clube. No ano passado, a diretoria do Corinthians rejeitou a proposta da OTB Sports, que pretendia trazer investidores para a aquisição do clube, evidenciando a firme oposição a esse tipo de operação.

Além disso, a gestão anterior, sob Duilio Monteiro Alves, também ignorou propostas de fundos árabes que buscavam a aquisição do clube, demonstrando a hesitação em mudar o modelo de governança atual. Para que o Corinthians possua um ou mais donos, será necessário um longo processo jurídico com a aprovação de diferentes esferas internas, incluindo o Conselho Deliberativo e os associados.

Alguns entusiastas veem a mudança para SAF como uma solução viável para os problemas financeiros do Corinthians, que enfrenta uma dívida astronômica de aproximadamente R$ 2,6 bilhões e desafios contínuos em seu fluxo de caixa.

Rizek fala do "abismo" que existe entre os elencos de Flamengo e Corinthians desde 2019
Imagem: Rizek fala do "abismo" que existe entre os elencos de Flamengo e Corinthians desde 2019


VEJA TAMBÉM
- MP investiga Corinthians e avalia intervenção judicial em meio a crise interna e impasses financeiros
- Craques vão ser vendidos? Corinthians projeta milhões em vendas de craques em 2026
- Intervenção judicial no Timão? MP investiga intervenção judicial no Corinthians em meio a controvérsias financeiras e políticas


651 visitas - Fonte: ge

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade