O Corinthians enfrentou problemas significativos na implantação do sistema de biometria facial na Neo Química Arena, o que resultou em atrasos, prejuízos financeiros e desgaste na relação com uma parceira histórica do clube. Um relatório interno do departamento de TI, ao qual a reportagem trazida pelo UOL teve acesso, detalha como a gestão do então presidente Augusto Melo adiou o projeto e acabou encarecendo a implementação da tecnologia.
A biometria facial é obrigatória desde junho de 2025 pela Lei Geral do Esporte para estádios com capacidade superior a 20 mil pessoas, com o objetivo de aumentar a segurança e agilizar a entrada dos torcedores. Em janeiro de 2025, o setor de TI do Corinthians alertou a diretoria sobre o risco de não cumprir o prazo legal e recomendou a continuidade da parceria com a Ligatech, empresa que já prestava serviços ao clube e tinha integração com a plataforma de ingressos Onefan.
No entanto, em 27 de janeiro, Augusto Melo afastou o diretor de TI, Marcelo Munhoes, por insistir nessa recomendação, segundo o relatório. No dia seguinte, o departamento jurídico cancelou as negociações e determinou a exclusão do reconhecimento facial no escopo do contrato com a Ligatech. Além disso, parte dos equipamentos já adquiridos foi devolvida, causando perdas para a parceira.
Desde a retomada do projeto, a biometria foi implantada rapidamente, evitando que a capacidade da Arena fosse reduzida para 19.999 torcedores. Quatro jogos já utilizaram a tecnologia, que registrou índice de falhas inferior a 0,2%. O Corinthians também ultrapassou 290 mil cadastros faciais, reduzindo a ação de cambistas e aumentando em mais de 20 mil o número de torcedores adimplentes no programa Fiel Torcedor.



A FIEL É DIFERENTE: Corinthians surge como terceira maior torcida da capital do Paraná
ERRO DE ARBITRAGEM? Internautas apontam possível falha em gol do Corinthians
GOOOOOOOOOOOOOOOOL! 1X0 E CORINTHIANS VAI AMASSANDO O CRUZEIRO
CBF escolhe árbitro polêmico para Corinthians x Cruzeiro e gera desconforto
CONFIRA! Vidente faz previsão sobre jogo do Corinthians contra o Cruzeiro na Copa do Brasil
Daronco vira alvo após vitória do Corinthians e leitura labial expõe falas polêmicas
So falta assinar? Corinthians aceita pagar valor milionário para estrela mas barra em alto valar de transferência
Matheuzinho cita bloqueio de reforços e explica irregularidade do Corinthians em 2025
Fala, craque! Memphis Depay arrisca português e fala sobre vitória contra o Cruzeiro
Cabe no Timão? Gabigol deve ficar sem clube em 2026