Nesta segunda-feira, a diretoria do Corinthians formalizou uma denúncia contra o São Paulo por cânticos homofóbicos proferidos por torcedores tricolores no Majestoso do último sábado, no Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão foi derrotado por 2 a 0, com dois gols de Luciano. A informação foi publicada inicialmente pelo Uol e confirmada pela Gazeta Esportiva . O ofício, ao qual a reportagem teve acesso, foi encaminhado à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e à FPF (Federação Paulista de Futebol). O clube do Parque São Jorge anexou ao documento vídeos que evidenciam os gritos preconceituosos vindos das arquibancadas do Morumbis. O cântico, que viralizou nas redes sociais, era o seguinte: "Gambá, me diz como se sente. Por que você gosta de beijar? Ronaldo saiu com dois 'travecos'. O Sheik selinho ele foi dar. Vampeta posou para a G. Dinei 'desmunhecou'. Na Fazenda de calcinha ele dançou. Não adianta argumentar. Todo mundo já falou. Que o Gavião virou um beija-flor". O Corinthians também lamentou o fato de episódio não ter sido registrado pelo árbitro da partida, Anderson Daronco, na súmula. Em contato com jornalistas após o clássico, o gaúcho alegou que não ouviu os gritos homofóbicos.
O Timão, por fim, solicita que o STJD adote "medidas exemplares" para responsabilizar os envolvidos e evitar que casos como esse se repitam. "O Corinthians manifesta sua mais veemente inconformidade e indignação com referidas condutas discriminatórias e confia que o STJD adotará, exemplarmente, medidas adequadas no sentido de responsabilizar os envolvidos e evitar a repetição de lamentáveis episódios", disse o clube, em um dos trechos do ofício. Vale lembrar que, em 2023, o time alvinegro foi punido pela mesma infração, cometida pela torcida em um Majestoso, e chegou a jogar de portões fechados.
O clube não recebeu público em uma partida contra o Vasco, disputada em julho daquele ano, pelo Campeonato Brasileiro. Já em junho deste ano, o Palmeiras também foi julgado pelo STJD por cânticos homofóbicos de torcedores direcionados ao atacante paraguaio Ángel Romero, em um clássico contra o Corinthians. Na ocasião, porém, o clube alviverde recebeu como pena uma multa de R$ 80 mil. O Timão considerou a pena branda e reclamou da punição por meio de um ofício.
?? Atenção, Fiel! ??
As vendas de ingressos para o próximo jogo já estão abertas para quem não é sócio! ?
Garanta o teu lugar na arquibancada e venha apoiar o Timão! ???? https://t.co/3RfyO1VlR5
?? Jose Manoel Idalgo / Corinthians#VaiCorinthians#FielTorcedor pic.twitter.com/am7T60fjQI
— Corinthians (@Corinthians) July 21, 2025



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Mais dívidas: Corinthians sofre novo baque financeiro e segue proibido de registrar reforços
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto
Idolo manda recado para o Timão? Cassio fala sobre semifinal contra o Corinthians
GOLLLL DO TIMÃO! O Corinthians diminui o placar; Confira o gol
Corinthians x Juventude: tabu gigante, time reserva e foco TOTAL na Copa do Brasil! saiba onde assistir ao jogo
Focado na Copa do Brasil, Corinthians pode poupar atletas contra o Fortaleza