O atacante Biel, de 24 anos, está perto de deixar o futebol europeu apenas seis meses após chegar ao Sporting, de Portugal. Contratado no início do ano junto ao Bahia, o jogador disputou apenas sete partidas pelo clube português e não marcou gols.
Agora, com salário acertado com o Corinthians, Biel aguarda o desfecho das negociações entre os clubes para retornar ao Brasil. Mas por que uma contratação recente, que chegou como reposição imediata para Pedro Gonçalves, virou negociável tão rapidamente? O jornalista português Diogo Matos, do site Zerozero, explicou os bastidores dessa situação em entrevista ao GE, revelando os principais fatores para o desempenho apagado do jogador: forte concorrência no elenco e dificuldades de adaptação ao estilo do time.

Concorrência pesada e poucas chances com Rui Borges. Segundo Diogo Matos, o Sporting atuava no esquema 3-4-3, com Pedro Gonçalves e Trincão nas pontas, apoiando o centroavante Viktor Gyökeres, artilheiro da equipe com 39 gols em 33 jogos. Biel, que poderia atuar nessas funções, encontrou portas fechadas logo na chegada. “Claro que a concorrência pesou, mas esperava-se que Biel fosse mais utilizado como reserva. Isso não aconteceu”, afirmou Diogo ao GE.
A postura do treinador foi clara desde o início: Biel precisaria entender o modelo de jogo do Sporting antes de ganhar espaço. Em entrevista ao GE ainda em março, Rúben Borges (técnico do clube) destacou que o uso do brasileiro dependeria de fatores estratégicos e do entendimento tático do elenco. “Biel é solução como os outros. Ele precisa se adaptar, entender o que o jogo pede. É só uma questão de estratégia”, disse o técnico na época.
O Sporting pede 7 milhões de euros (R$ 44,8 milhões) para liberar Biel, valor próximo ao que foi pago ao Bahia na contratação. Já o Corinthians, em meio à crise financeira, tenta negociar a redução do valor ou a ampliação do parcelamento. Com salário já acertado, Biel aguarda apenas um acerto entre os clubes para selar seu retorno ao futebol brasileiro. A negociação pode ser concluída nas próximas semanas, e o atacante pode reforçar o time de Dorival Jr. para o restante da temporada.
