Após a eliminação do Corinthians na pré-Libertadores para o Barcelona de Guayaquil, o presidente do clube, Augusto Melo, está sob pressão para tomar decisões imediatas e acalmar conselheiros e pessoas influentes nos bastidores, que querem uma troca no comando técnico.
Com a eliminação, o técnico Ramón Díaz voltou a ficar pressionado, e os jogos contra o Palmeiras nas finais do Campeonato Paulista podem ser decisivos para a continuidade ou não do trabalho do treinador no clube. Augusto Melo, atualmente, é quem está bancando o comandante, mas nem mesmo uma derrota na final fará com que o técnico permaneça.

Nos bastidores, profissionais de peso no mercado como Tite e Renato Gaúcho estão livres, aumentando a pressão pela possível substituição de Ramón Díaz. No entanto, Augusto Melo, em entrevista na zona mista após a eliminação, fez questão de bancar o treinador argentino, dizendo que o trabalho “é bem avaliado” e que uma reavaliação será feita após o término do Campeonato Paulista.
Ramón Díaz já esteve perto de deixar o Corinthians em 2024, mas uma arrancada no Brasileirão na época fez com que o treinador fosse mantido no cargo. Neste momento, ele também conta com o apoio do grupo.
