O ano era 2011 e, após contratar Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos e Adriano Imperador, o Corinthians sonhou com mais um reforço bombástico. Daquela vez, porém, não se tratava de um astro em fim de carreira, mas sim de uma joia que despontava para o futebol mundial: Neymar . Na época, o craque estava com 19 anos, tinha contrato com o Santos até 2014 e já estava na mira de gigantes europeus, como Barcelona, Chelsea e Real Madrid. Ainda assim, o então presidente do Corinthians , Andrés Sanchez, decidiu entrar na briga para contratar Neymar. Para garantir que teria condições de bancar a transferência, Andrés negociou com o banco BMG uma carta de crédito, que lhe daria respaldo financeiro para fechar o negócio. Com o documento em mãos, ele foi a Los Cardales, na Argentina, encontrar o pai de Neymar, que acompanhava o jogador na Copa América. A estratégia era fechar um acordo curto, com salário elevado, já com o compromisso de liberar o atacante para a Europa num futuro próximo.
A tentativa corintiana já foi confirmada pelo próprio pai de Neymar, em transmissão ao vivo realizada em uma rede social: – É verdade. Eu falei (ao Andrés): "Você não tem dinheiro" e ele me deu um papel: "Assina aí". Ele é louco (risos). Ele queria que o Neymar ficasse um tempo no Corinthians e depois fosse para o Barcelona – relembrou, em 2020. – E o negócio ia dar certo porque ele estava mexendo os pauzinhos com o Barcelona. Eu disse para o Neymar ir embora primeiro, fazer carreira lá fora e depois a gente conversava – completou o pai do jogador.
A história contada por Andrés tem uma controvérsia. O ex-presidente corintiano garante que a carta de crédito que tinha em mãos era no valor de R$ 120 milhões. Porém, a multa de Neymar para clubes do Brasil era de R$ 180 milhões na época. O ídolo do Santos chegou a vestir a camisa do Corinthians , mas apenas como forma de agradecimento ao clube. Foi em 2016, quando a seleção brasileira enfrentou a Colômbia na Olimpíada, na arena do Timão, em Itaquera, e ele foi presenteado com o uniforme. O Corinthians guarda boas recordações de Neymar. Na primeira passagem do craque pelo Santos, o Timão teve mais vitórias do que derrotas contra o rival , ganhou a final do Paulistão de 2013 e ainda levou a melhor na semifinal da Libertadores de 2012. Após quase 12 anos, eles voltarão a se enfrentar nesta quarta-feira. Às 21h35, o Corinthians recebe o Santos de Neymar na Neo Química Arena, em clássico pela nona rodada do Paulistão