Augusto Melo toma posse no começo de 2024 – Foto: Jose Manoel Idalgo / Corinthians / Jogada10 O ano do Corinthians foi do inferno ao céu. Afinal, após um primeiro semestre complicado, brigando contra o descenso no Estadual, o Timão tinha tudo para ter uma temporada difícil brigando contra o rebaixamento até o final também no Brasileiro. Mas uma arrancada espetacular garantiu a equipe na Libertadores do ano que vem. Além disso, 2024 também fica marcado por momentos marcantes, como a chegada de Memphis Depay, o pedido de impeachment de Augusto Melo e o caso VaideBet.
PRÉ-TEMPORADA O ano do Corinthians começou sob "nova direção". Afinal, o presidente Augusto Melo tomou posse como presidente do clube no dia 2 de janeiro, prometendo reforços e transparência em sua gestão. Augusto Melo toma posse no começo de 2024 – Foto: Jose Manoel Idalgo / Corinthians / Jogada10 O Timão passou por uma verdadeira reformulação com Augusto Melo. Medalhões como Renato Augusto, Fábio Santos, Gil, Renato Augusto e Cantillo deixaram o clube em comum acordo ou negociados. Contudo, Mano Menezes se manteve como treinador da equipe no começo do ano. Em contrapartida, o Corinthians foi firme no mercado e trouxe: os zagueiros Félix Torres, Gustavo Henrique e Cacá, os laterais Diego Palacios, Hugo e Matheuzinho, o volante Raniele, os meias Rodrigo Garro e Igor Coronado, além dos atacantes Pedro Henrique e Pedro Raul. Contudo, a negociação que mais deu polêmica foi de Lucas Veríssimo. O zagueiro estava emprestado e Augusto Melo garantiu que o jogador permaneceria no Parque São Jorge e estava tudo certo. Contudo, sem contrato assinado, o defensor acertou um vínculo com um clube do Catar e deixou o Timão. Além das contratações, o Corinthians anunciou também a VaideBet como patrocinadora máster do clube. A casa de aposta, aliás, fechou o maior contrato da história do futebol brasileiro, pagando R$370 milhões ao Timão.
JANEIRO No começo do ano, o torcedor corintiano já conseguiu soltar o grito de "É Campeão". Afinal, o Timão venceu a Copinha, ao bater o Cruzeiro na final por 1 a 0 na Neo Química Arena. Foi o 11° título do Alvinegro no principal torneio da base. No primeiro jogo do ano, o Corinthians recebeu o Guarani , na Neo Química Arena, em sua estreia no Campeonato Paulista. Apesar da atuação abaixo do esperado, o Timão venceu o Bugre por 1 a 0, com um golaço de voleio do paraguaio Romero. Contudo, os jogos seguintes foram uma coleção de frustração para o torcedor. Afinal, o Timão perdeu para Ituano e São Bernardo, ambos por 1 a 0 e fora de casa. Os resultados eram apenas um prelúdio do que seria a competição para o Corinthians. Na última partida do mês, talvez aconteceu o jogo mais doloroso para o torcedor. Afinal, o Corinthians perdeu para o São Paulo por 2 a 1, na Neo Química Arena. Foi a primeira vez que o rival venceu na casa corintiana desde sua inauguração em 2014. O tabu era um orgulho para o adepto alvinegro, que viu o jejum ser quebrado. O resultado também aumentou a pressão em Mano Menezes.
FEVEREIRO No primeiro jogo de fevereiro, o Corinthians perdeu para o Novorizontino por 3 a 1, em plena Neo Química Arena. O resultado foi o estopim para Mano Menezes, que acabou demitido no dia seguinte. Sem treinador, o Corinthians teve outro clássico, desta vez contra o Santos, na Vila Belmiro. Sob o comando de Thiago Kosloski, o Timão não teve novamente um bom desempenho e perdeu por 1 a 0. Além disso, viu a ameaça do rebaixamento no Paulistão bater na porta. A diretoria do Timão procurou muitos nomes para substituir Mano Menezes. Após alguns dias, António Oliveira foi anunciado como novo técnico do Corinthians. Ele estava no Cuiabá, mas largou o trabalho no Dourado para assumir o Alvinegro em 2024.
Na estreia de António Oliveira, Corinthians vence a Portuguesa por 2 a 0 com gols de Maycon e Yuri Alberto. O treinador também emendou uma segunda vitória seguida, ao bater o Botafogo -SP por 4 a 1, fora de casa. Contudo, o jogo que deu afirmação para António Oliveira aconteceu no dia 18 de fevereiro. O Corinthians encarou o Palmeiras e viu o arquirrival abrir 2 a 0. Mesmo com um jogador a menos, o Timão foi buscar o empate. Yuri Alberto e Rodrigo Garro marcaram e garantiram um ponto ao Alvinegro. A partida ficou marcada pelo zagueiro Gustavo Henrique terminar o embate no gol, já que Cássio havia sido expulso. Na última partida do mês, Corinthians perde pela primeira vez sob o comando de António Oliveira. 1 a 0 para a Ponte Preta , em plena Neo Química Arena. O resultado fez com que a equipe fosse eliminada do Estadual ainda na fase de grupos, de forma precoce.
MARÇO Fora da Libertadores, o Corinthians estreou na Copa do Brasil ainda nas primeiras rodadas. O Timão venceu o Cianorte, na primeira fase, por 3 a 0 e o São Bernardo, na segunda fase, por 2 a 0 e avançou na competição. Pelo Campeonato Paulista, Corinthians vence o Santo André em casa, e empata com o Água Santa, fora de casa e encerra sua participação no Estadual de forma precoce, sem uma vaga no mata-mata e com riscos de ficar fora da Copa do Brasil em 2025. Eliminado de forma precoce no Estadual, o Corinthians ficou o restante do mês sem jogos oficiais, voltando a atuar apenas em abril. António Oliveira teve quase três semanas apenas para treinamentos e iniciar uma mini "pré-temporada".
ABRIL O Corinthians estreia na Copa Sul-Americana contra o Racing, do Uruguai. Em Montevidéu. Apesar do favoritismo, Timão não consegue se impor e fica no empate em 1 a 1. Já na partida seguinte, a primeira vitória na Copa Sul-Americana. O Timão goleia o Nacional-PAR por 4 a 0, com show de Yuri Alberto e vence a primeira na competição continental. Timão estreia no Campeonato Brasileiro no dia 14 de abril. O Corinthians encarou o Atlético-MG , na Neo Química Arena. Apesar de boas chances para as duas equipes, o jogo terminou empatado em 0 a 0. Corinthians perde na segunda e na terceira rodada do Brasileirão, para Juventude e RB Bragantino e larga mal no Brasileirão. António Oliveira começa a ligar o sinal vermelho com o desempenho da equipe. Timão também perde para o Argentinos Juniors, na terceira partida da Sul-Americana e se complica na tabela. Corinthians cai para o segundo lugar, precisando terminar em primeiro do grupo para avançar direto as oitavas. Corinthians vence a primeira no Campeonato Brasileiro, ao bater o Fluminense por 3 a 0, na Neo Química Arena, em grande atuação do garoto Wesley, que foi às redes duas vezes.
MAIO Pela Copa do Brasil, Corinthians tem pela frente o América-RN na terceira fase. Com uma vitória fora de casa (2 a 1) e outra na Neo Química Arena ( 2 a 1), Timão avança para as oitavas de final da competição. O adversário seria o Grêmio . Já na Copa Sul-Americana, Timão engata três vitórias seguidas em cima de Nacional-PAR, Argentinos Juniors e Racing-URU, terminando em primeiro do seu grupo e avançando direto para as oitavas de final da competição continental. No dia 17 de maio, aconteceu o adeus que nem um corintiano gostaria de dar. Afinal, o goleiro Cássio, reserva de Carlos Miguel na época, acertou uma rescisão amigável com o Timão e deixou o clube após 12 anos e nove títulos. Cássio se despediu do Corinthians em 2024 – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians / Jogada10 Rubão deixa o Corinthians em meio à relação desgastada que construiu com o presidente Augusto Melo.
JULHO No primeiro jogo de julho, Corinthians perde o clássico para o Palmeiras por 2 a 0, no Allianz Parque. António Oliveira não resiste a derrota no dérbi e acaba demitido no dia seguinte. No começo de julho, o Corinthians foi surpreendido com a saída do goleiro Carlos Miguel. O Timão tentou renovar com o goleiro, mas o arqueiro decidiu trocar o Alvinegro pelo Nottingham Forest, da Inglaterra. A transferência pegou a diretoria de surpresa, após liberar Cássio para o Cruzeiro. Corinthians acerta com a Esportes da Sorte para ser sua nova patrocinadora máster. Casa de apostas assume após a rescisão de contrato com a VaideBet. Com Raphael Laruccia como interino, Corinthians volta a vencer no Brasileirão após nove jogos. O Timão venceu o Vitória por 3 a 2, nos minutos finais, com um gol salvador do atacante Giovane. Contudo, Alvinegro não consegue sair da zona de rebaixamento. Tentando reforçar a equipe para o restante da temporada, Corinthians vai ao mercado e contrata mais um pacote de reforços. Chega ao clube Hugo Souza, Alex Santana, André Ramalho, Charles, Talles Magno, José Martínez e Héctor Hernández. Corinthians anuncia Ramón Díaz como novo treinador. Argentino chega para substituir António Oliveira e tirar o Timão do Z-4.
Na primeira partida de Ramón Díaz, Corinthians vence o Criciúma por 2 a 1, na Neo Química Arena. Argentino empolga em seu início. Nos três jogos seguintes, ele consegue mais uma vitória, um empate e uma derrota. Para encerrar o mês, o Corinthians teve o primeiro embate contra o Grêmio, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Em um jogo muito truncado e com uma expulsão para cada lado, as equipes ficaram empatadas em 0 a 0.



Corinthians domina seleção da Copa do Brasil com sete jogadores
FAZ O PIX! Corinthians garante premiação astronômica na Copa do Brasil após título contra o Vasco
Vai ficar? Shaktar Donestsk estabelece valor milionário para vender ídolo do Corinthians
Memphis cobra diretoria após título e expõe crise profunda nos bastidores do Corinthians
Barca de saídas! Corinthians não renova com jogadores e estão de saída ao fim do ano
BOMBA: Liverpool avalia proposta por Memphis Depay, atacante do Corinthians
Corinthians ironiza Vasco nas redes e transforma fotógrafo em “Gustavo Vice”; Entenda
Adeus! Corinthians anuncia saída de executivo de futebol Fabinho Soldado
Se defendeu! Após acusações de ter vazado contrato de Memphis Depay vice presidente Armando Mendonça se defende publicamente
Não vai sair! Corinthians recusa proposta milionária da Europa por Hugo Souza