21/11/2023 13:49

Gerente de futebol do Corinthians é suspenso pelo STJD

Gerente de futebol do Corinthians é suspenso pelo STJD

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou nesta terça-feira a suspensão preventiva do gerente de futebol do Corinthians, Alessandro Nunes, por 30 dias (ou até que se realize o julgamento em primeira instância). A decisão foi tomada pelo presidente do órgão, José Perdiz.

+ Siga o ge Corinthians no WhatsApp

Dirigente do Corinthians se revolta com arbitragem e tenta invadir sala do VAR

Alessandro foi denunciado pela Procuradoria do STJD junto com o presidente Duilio Monteiro Alves, no último dia 17, por confusão em jogo contra o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre. Apenas o gerente foi suspenso de forma preventiva das atividades e presença em jogos oficiais.

Em seu despacho (confira abaixo na íntegra), o presidente do STJD considerou a atitude de Alessandro "extrema gravidade e devem ser reprimidas preventivamente conforme pedido da Procuradoria."

Alessandro tentou invadir a sala técnica do VAR na Arena do Grêmio . Ele foi contido por seguranças até se acalmar, no intervalo do jogo. Na ocasião, ele reconheceu erro e disse que esperava por punição.

Veja mais imagens da revolta do dirigente do Corinthians com arbitragem

– Indevidamente eu me dirigi até a área do VAR para protestar o absurdo de não ter auxiliado o árbitro de campo. Foi uma vergonha o que ele fez. Estou errado? Sim. Preciso ser penalizado? Sim. Mas precisa ser dito as verdades: o que ele fez foi uma vergonha – afirmou Alessandro na ocasião.

O presidente Duilio Monteiro Alves estava com a delegação em Porto Alegre, mas não tentou invadir a área do VAR nem falou com os jornalistas na ocasião.

Mesmo vencendo o Grêmio por 1 a 0, o Corinthians saiu do jogo irritado com a arbitragem. Houve muita reclamação de um possível pênalti em Matheus Bidu no lance anterior à expulsão de Bruno Méndez, ainda no início do jogo. Depois, a Comissão de Arbitragem da CBF admitiu que, de fato, o certo seria marcar o pênalti .

Leia também: + Guilherme Biro volta após período com a seleção olímpica + Corinthians espera lucrar com possível venda de Robert Renan

Alessandro tenta invadir sala supostamente do VAR, Grêmio x Corinthians — Foto: Reprodução/Júlia Brasil/RDC TV

Alessandro tenta invadir sala supostamente do VAR, Grêmio x Corinthians — Foto: Reprodução/Júlia Brasil/RDC TV

Confira o despacho completo do presidente do STJD:

“Trata-se de denúncia oferecida pela Procuradoria da Justiça Desportiva, em face de atos tipificados no CBJD, que foram praticados na partida disputada entre as equipes do Corinthians (SP) e Grêmio (RS), pelo Campeonato Brasileiro da Série A- 2023.

Em suas razões a Procuradoria aduz em relação a um dos denunciados que:

ALESSANDRO MORI NUNES, gerente de futebol da equipe do Corinthians, praticou as infrações descritas nos artigos, 243-F; 258-B; 219 e 243-C do CBJD; devendo o mesmo ser apenado, e inclusive suspenso preventivamente.

Conforme artigo 35 do CBJD “Poderá haver suspensão preventiva quando a gravidade do ato ou fato infracional a justifique, ou em hipóteses de excepcional e fundada necessidade, desde que requerida pela Procuradoria, mediante despacho fundamentado do Presidente do Tribunal (STJD ou TJD), ou quando expressamente determinado por lei ou por este Código. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).”

A suspensão preventiva se fundamenta observando as provas acostadas nos autos, principalmente nas imagens de vídeo dos acontecimentos ocorridos na partida entre Grêmio - RS x Corinthians - SP, válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A.

Neste sentido, restou-se evidente que as condutas do Sr. ALESSANDRO MORI NUNES, gerente de futebol da equipe do Corinthians, são de extrema gravidade e devem ser reprimidas preventivamente conforme pedido da Procuradoria.

O Pleno deste Tribunal tem sido rigoroso com qualquer tipo de agressão, seja esta física ou verbal.

As condutas realizadas pelos referidos denunciados não coincidem com a postura de dirigentes e atletas, agindo os mesmos com violência, falta de ética, bem como outras infrações tipificadas no CBJD, conforme descreve a Procuradoria, em relação ao primeiro denunciado:

Conduta do Sr. ALESSANDRO MORI NUNES: (a) A Súmula aponta expressamente que após o término do primeiro tempo o denunciado, na zona mista: proferiu as seguintes palavras dirigidas à equipe de arbitragem: “vagabundo, você é safado, tendencioso, seu ladrão”; (b) A Súmula aponta que o denunciado “se dirigiu até a porta da sala, em que se encontrava os equipamentos var, em uma tentativa de invasão, entrando em confronto com os seguranças que estava (sic) na porta da sala, após o término da partida.”

Ademais, cumpre salientar que toda e qualquer reclamação, manifestação e crítica a Arbitragem deve ser realizada mediante documento formal e ser encaminhada à Comissão de Arbitragem da CBF, órgão este criado para regular a arbitragem brasileira e cuidar de conflitos envolvendo árbitros e suas atuações em campo desportivo.

Ante o exposto, defiro a SUSPENSÂO preventiva do denunciado Alessandro Mori Nunes, gerente de futebol da equipe do Corinthians, por 30 dias ou até o julgamento deste processo por uma das Comissões Disciplinares deste STJD.

Intimem-se as partes para início imediato de cumprimento cautelar de suspensão, bem como a CBF e a Procuradoria Desportiva para que tenham ciência.

Distribua-se com urgência a presente denuncia para processamento e julgamento com a ampla defesa e contraditório devidos”.

?? Ouça o podcast ge Corinthians??

+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge

50 vídeos


VEJA TAMBÉM
- Corinthians escalado para o jogo contra o Internacional
- FORA DE NOVO? Desfalque há meses, passa por cirurgia no joelho e continua fora no Corinthians
- FIM DA LINHA! Corinthians confirma transferência de zagueiro para o clube do exterior









582 visitas - Fonte: ge

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Qua - 21:30 - Orlando Scarpelli -
X
Internacional
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
2 X 2
Corinthians
Sao Paulo
publicidade
publicidade
publicidade