Mano Menezes recebeu um Corinthians cheio de problemas há quase 40 dias. Após a eliminação na Sul-Americana, o foco ficou total na fuga da zona do rebaixamento no Brasileirão.
E, para dias tensos, a aposta foi em jogadores cascudos, capazes de usar o mental a seu favor.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
Bragantino 1 x 0 Corinthians | Melhores Momentos | 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023
Por conta disso, nomes como Giuliano e Romero ganharam espaço no time titular ao lado de outros experientes como Cássio, Gil, Fagner e Renato Augusto, craque do time e que vive momento irregular. A aposta pontual de Mano deu certo na somatória da tabela: o time ficou seis jogos sem perder.
No domingo, a diferença entre o Corinthians que tenta sobreviver e um time pronto como o Red Bull Bragantino ficou gritante. Era uma equipe na subida, sofrendo na parte física e com enorme dificuldade de fazer curtos percursos, com um Braga na descida, insinuante e insistente. Derrota (só) por 1 a 0.
Leia também: + Atuações: dê suas notas aos jogadores + Mano tem problema na lateral direita
Com um projeto de futebol já de alguns anos, o Massa Bruta levou a campo um grupo jovem, rápido, entrosado, que buscou tabelas, manteve a bola no pé, sufocou o Timão na saída de bola e que, no talento individual, resolveu o jogo. Helinho, num chutaço, definiu o placar para o Bragantino.
O Braga, aliás, terminará o Campeonato Brasileiro como a única equipe que venceu o Corinthians dentro e fora de casa. Dos seus 58 pontos, seis foram contra o Timão. A briga do time do interior é pelo título. A luta do Timão, a seis jogos das férias, é pela permanência na Série A.
Matías Rojas durante jogo do Corinthians contra o Bragantino — Foto: Fabio Moreira Pinto/AGIF
Matías Rojas durante jogo do Corinthians contra o Bragantino — Foto: Fabio Moreira Pinto/AGIF
O jogo
Mano poupou Lucas Veríssimo, desgastado, e Renato Augusto, que só jogou a parte final do jogo. No 4-2-3-1 de sempre, repetiu a base da escalação das últimas partidas, mas com Giuliano na armação, e Matías Rojas aberto pela direita. Algo que, na prática, pouco funcionou.
O Bragantino teve a bola, enfileirou chances e abriu o placar na individualidade. O Timão, com o ônibus estacionado, poucas vezes chegou na área defendida pelo goleiro Cleiton.
Com um elenco cheio de carências, a aposta do intervalo foi nos jovens Pedro e Felipe Augusto nas vagas de Rojas e Yuri Alberto. Depois, entraram Renato e Mosquito. O Timão melhorou, lutou pelo empate, mas em nenhum momento chegou perto. Levou 21 finalizações contra oito - 6 a 2 no alvo.
A derrota interrompe um momento que parecia de avanço, mas não é surpresa. Fora de casa, o desempenho do Corinthians é péssimo: três vitórias, nove derrotas e quatro empates em 16 jogos. Um aproveitamento de 27% (somou 13 dos 48 disputados).
A questão agora é se levantar para, dentro da Neo Química Arena, fazer o resultado contra o Atlético-MG, quinta-feira, pela 32ª rodada.
Com 40 pontos, o Timão precisa de mais duas vitórias em seis jogos para não ter nenhum risco de queda. A torcida, pouco otimista, teme pelo pior. O cenário, porém, não é tão pavoroso, já que há duelo com rivais diretos como Vasco, Bahia e Coritiba, na rodada final. É possível sobreviver.
?? Ouça o podcast ge Corinthians??
"O Corinthians só foi ter um treinador de verdade em outubro", diz Careca | Voz da Torcida
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge



URGENTE: Semifinalista da Champions League prepara oferta por Breno Bidon
STJD pune Corinthians com perda de mando e multas após Dérbi polêmico!!!
Barra x Corinthians! Saiba onde assistir!
Craque no Timão? Corinthians faz consulta por destaque do Shakhtar
BOMBA: Corinthians inicia negociações para contratar atacante no meio do ano
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! CORINTHIANS ABRE O PLACAR
De saída? Joia do Corinthians recebe sondagens de clubes europeus
Talento do Corinthians brilha na Europa e conquista título após emocionante disputa de pênaltis
Joia deixa o campo em lagrimas após lesão em confronto entre Barra e Corinthians