Por Iúri Medeiros
Evidentemente sofrer o empate depois de abrir 3 a 1 de vantagem não é positivo. Os três pontos seriam muito importantes na briga para se distanciar da zona de rebaixamento, ainda mais fora de casa. Mas diante do Fluminense, nesta quinta-feira, o Corinthians mostrou os primeiro sinais de organização mais consistentes sob o comando de Mano Menezes.
Especialmente no primeiro tempo, se viu um time muito consciente do que fazer nas fases de jogo. Marcação agrupada, agressiva, e com escapes para machucar o Tricolor Carioca, especialmente pelo lado esquerdo. Aspectos que simplesmente inexistiam na equipe até a chegada de Mano, contratado justamente para organizar o Alvinegro após um período de poucos frutos com Vanderlei Luxemburgo.
Yuri Alberto, com a ressalva do gol perdido após vacilo de Cano, fez grande partida. Fausto, que não atuava há mais de um mês, lembrou em alguns momentos sua versão de 2022. Maycon, de temporada irregular, deu duas assistências e va i fazer falta contra o América-MG .
Mas mais do que destaques individuais, o Corinthians mostrou sinais de organização coletiva que podem animar o torcedor, ainda mais agora, que a sequência mais pesada do Campeonato Brasileiro passou. O Timão terá nos próximos cinco jogos: América-MG (casa), Cuiabá (fora), Santos (casa), Athletico-PR (casa) e Red Bull Bragantino (fora).
Logicamente, o segundo tempo foi abaixo no Maracanã e a equipe foi amassada pelo Fluminense, que mostrou forte volume ofensivo. Faltou tranquilidade para manter a posse, sustentar a bola no ataque, ter escape... algo que só se ganha com treinamento. As mexidas de Mano Menezes podem ser questionadas, mas é verdade que o banco do Timão não oferece tanto recurso para mudar cenário de jogos.
Se no trabalho anterior o período de data Fifa parecia ser pouco efetivo, dessa vez não. O Corinthians voltou com outra cara e mostrou que pode sim voltar a ser um time competitivo dentro do cenário nacional. O momento ainda não é fácil, correções precisam ser feitas, mas Mano Menezes mostrou que tem um plano.
Deixe seu comentário1074 visitas - Fonte: gazetaesportiva