8/4/2022 15:11

Segundo colunista, elenco do Corinthians e Vitor Pereira são incompatíveis

Segundo colunista, elenco do Corinthians e Vitor Pereira são incompatíveis
O relato que obtive com pessoas, de diferentes funções, que trabalham no departamento de futebol corinthiano (com "th" como "corinthiano" sempre será grafado neste espaço em respeito à preferência da torcida e a forma como é grafado em todos os documentos oficiais do clube) e frequentam tanto o CT Joaquim Grava quanto a Neo Química Arena, é a que o futebol do elenco corinthiano é capaz de oferecer e o que Vítor Pereira pretende implantar é incompatível!.



No entanto, a atuação vergonhosa na derrota na estreia da Libertadores, o 0% de aproveitamento em clássicos e o péssimo início da era Pereira, na avaliação dessas pessoas, não é motivada por uma tentativa de os jogadores derrubarem o comandante português. A incompatibilidade é muito mais física e técnica do que comportamental! Fagner e Gil tiveram seus melhores momentos, que os levaram à Seleção Brasileira, atuando em linha de quatro posicionada atrás e bem protegida; Cássio se tornou o maior goleiro da história do clube pelas suas defesas que resultaram em títulos, não por iniciar as jogadas com os pés; Roger Guedes e Willian preferem atuar pelo mesmo lado esquerdo; Paulinho não é mais o 8 que o consagrou e nunca vai ser o mesmo atuando logo atrás do 9?

A questão não é, ou não é apenas, má vontade e "panelinha"? Ou pessoal contra o treinador como foi em outros momentos, especialmente na trágica passagem Tiago Nunes e nos últimos momentos do último trabalho do campeão brasileiro e tricampeão paulista Fábio Carille.

Mas há acomodação, certamente? "Compadrio", "amizade", "convívio entre amigos" foram expressões relatadas à reportagem. Se é verdade, e é, que os donos do vestiário eram todos favoráveis a manutenção de Sylvinho, por atuarem e treinarem do jeito que gostam (e, como ficou claro, os adversários também adoravam), o fato de a resposta não estar acontecendo com Vítor Pereira passa muito mais por uma incapacidade física e tática do que por boicote: "O Vítor Pereira não está pedindo nada de diferente do que se pratica no futebol de hoje, o problema é que não tem como esses jogadores entregarem a intensidade necessária".

E, ainda que todo o mundo estivesse nas pontas dos cascos, há um fator prejudicial claro: o elenco, caro e velho, é muito mal montado: tem excessos de "camisas 8", mas não há um mísero "5", não há um "6" em condição de ser titular e Fágner não tem reserva minimante à altura!.

Não se trata, pois, de crise de relacionamento. O Vítor Pereira, segundo relatos internos, não chegou de à Tiago Nunes, com os dois pés na porta, rifando burramente ídolos queridos dentro do elenco, terceirizando a culpa e chamando para si o protagonismo mesmo sem nenhuma história que desse a ele esse tamanho. Ao contrário, o português, apesar de chegar com cartaz internacional e aceitação da Fiel, conversou com o elenco, explicou seu método, mudou a carga em alguns treinos para que os atletas guardassem uma reserva física para os jogos.

O problema, aparentemente, não tem solução. Não com esse elenco jogando dessa forma! Ou não se treina como deve para aguentar jogar e aí joga sem intensidade, ou se prepara para jogar com intensidade e estoura os jogadores que, aí, nem vão jogar. E, óbvio ululante, para jogar pressionando no ataque, atacando dentro ou fora de casa, subir a marcação para a linha do meio-campo, atuar com o domínio da posse, é preciso muita qualidade técnica (que até há no elenco, apesar do claro desequilíbrio na montagem do elenco) e condição física, o que, definitivamente, não existe.

Vale registrar que o problema físico passa, além da média etária, pela mudança de preparação já com a temporada andando quando era evidente que Sylvinho Curso Uefa deveria ter sido demitido já no ano passado e começado a temporada com uma nova comissão.

O impasse: Vítor Pereira tem contrato só até o final do ano. E todos os donos dos vestiários tiveram seus contratos renovados e as estrelas recém-contratadas também vieram com contratos longos pela direção. O discurso da diretoria de que o treinador tem carta branca para renovar e mudar, pois, trata-se apenas de discurso. Como alguém que fica até dezembro vai mexer em quem vai ficar até 2024, tem história vitoriosa no clube e, mais, tem a receber pelos contratos vigentes e mais pelos atrasados dos contatos antigos..

TUDO ERRADO!

Não será na base da porrada e da ameaça que incompatibilidades técnicas, táticas e físicas serão solucionadas. Partindo da premissa, inegociável, de que ameaça e intimidação (com agressão concretizada ou não) são crimes, não importa se a vítima é alguém como o Robson Bambu, cujo o aproveitamento é, no mínimo, polêmico (eu não o escalaria o zagueiro enquanto não ficasse esclarecido o caso em que foi ACUSADO de estupro de vulnerável), ou se a vítima é alguém como Cássio, o maior goleiro da história do clube, o "joga por amor ou joga por terror" é crime.



E não é de se estranhar que alguns jogadores estejam decepcionados com a diretoria pelo fato de abrirem o CT para receber líderes da organizada após a ameaça explícita presente na frase "ou joga por amor, ou joga por terror". Há uma diferença gigantesca entre cobrar, vaiar, questionar, exigir transparência e se posicionar de cometer crime. Parece óbvio. E é! Como é óbvio que é mais fácil para cartolas questionados, casos de Roberto de Andrade e Alessandro, abrir o CT e deixar a torcida pressionar os atletas e sair do olho do furacão.


VEJA TAMBÉM
- Ex de Jô ironiza situação de jogador preso por falta de pensão
- Provável escalação do Corinthians para enfrentar o Nacional-PAR no jogo decisivo.
- Nacional-PAR x Corinthians: Onde assistir ao jogo da Sul-Americana









2553 visitas - Fonte: UOL/Vitor Guedes

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

O que precisa ser feito são estes jogadores honrarem a camisa do Corinthians e fazer jus aos salários que recebem.

Sebastiao Godoi     

Tem que mandar embora Roberto Andrade e Alessandro embora urgente este dois não passa de dois vagabundo safado ladrão mamando no Corinthians Duílio Monteiro abre seu jumento safado este dois vão te ferrar presidente não manda nada no Corinthians

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - ueno Defensores del Chaco -
    X
    Nacional Asuncion
    Corinthians

    Brasileiro

    Sáb - 21:00 - Neo Química Arena
    0 X 0
    Corinthians
    Fortaleza EC
    publicidade
    publicidade
    publicidade