19/2/2022 11:40

31 anos atrás, Basílio marcava seu último gol pelo Timão

Meia foi o grande nome do título do Fim da Fila em 1977

31 anos atrás, Basílio marcava seu último gol pelo Timão
Um dos maiores ídolos da história do Corinthians balançava a rede pela última vez com a camisa do clube há exatos 31 anos. Basílio, grande nome da conquista do título do Campeonato Paulista de 1977, contribuiu para uma vitória do Timão ocorrida no dia 19 de fevereiro de 1981.



Em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, a equipe corinthiana enfrentou o Pinheiros (PR) no Morumbi. O técnico Oswaldo Brandão escalou Basílio como titular na meia. Seu onze inicial foi: Solitinho; Luís Cláudio, Amaral, Djalma e Wladimir; Caçapava, Biro-Biro e Basílio; Vaguinho, Geraldão e Wilsinho.


O Coringão venceu o jogo por 2 a 0, com gols de Djalma (pênalti) e Basílio. Assim, o lendário camisa 8 – e que chegou a usar a 10 e a 7 em diferentes ocasiões, atuando em quase todas as posições do meio-campo e do ataque – marcava seu último gol pelo Timão, e encerraria sua passagem como atleta do clube semanas depois.


João Roberto Basílio anotou aquele que é considerado por muitos o mais importante gol da história alvinegra. Em 13 de outubro de 1977, pôs fim ao sufoco de quase 23 anos sem títulos de expressão ao marcar o tento da vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta no terceiro jogo da final do Paulistão daquele ano.



Com a camisa alvinegra, Basílio anotou 29 gols em 253 jogos disputados entre 1975, ano em que foi comprado junto à Portuguesa, e 1981. Mas sua passagem pelo Coringão não se encerrou ali: como técnico, ele comandou o alvinegro em 116 partidas, com quatro passagens: em 1985, 1987, de 1989 a 1990 e em 1992.

#corinthians #timao #alvinegro #basilio #gol


VEJA TAMBÉM
- Dieguinho brilha em noite amarga e escala artilharia do Corinthians
- MP-SP solicita nova intervenção judicial no Corinthians após aprovação das contas de 2025
- Caos no Parque São Jorge: MP-SP pede intervenção judicial e contesta contas do Corinthians


1911 visitas - Fonte: Sport Club Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias