2/12/2021 12:54

Veja os bastidores da preparação do Corinthians para os jogos

Estratégia vai do WhatsApp à computação gráfica

Veja os bastidores da preparação do Corinthians para os jogos
Ver para crer. E então reproduzir. É basicamente essa a crença da comissão técnica do Corinthians para mostrar os caminhos ao elenco, em um trabalho baseado na análise de imagens e na reprodução de padrões e movimentações.



Desde sua chegada ao Corinthians, em maio deste ano, Sylvinho buscou potencializar os trabalhos do Cifut, o Centro de Inteligência do Futebol do clube. Hoje, o departamento conta com cinco pessoas trabalhando para ajudar na análise de desempenho do próprio elenco e dos adversários.


A preparação começa muito antes de a bola rolar. O quinteto se divide para separar vídeos dos próximos adversários. Por exemplo: um cuida do próximo jogo, enquanto os demais estão mais acelerados no calendário. Eles procuram vídeos dos cinco jogos mais recentes do oponente.


Se o adversário teve dificuldades contra uma equipe que tem um sistema parecido com o do Corinthians, as imagens serão usadas como exemplo para o elenco. São horas e horas de material. Entram, então, as figuras dos auxiliares. Doriva, braço direito de Sylvinho, e Fernando Lázaro, experiente em análise de desempenho, fazem o estudo final do adversário.


É um processo no qual Sylvinho costuma se "intrometer" à medida que sobra tempo. O trabalho feito pela comissão diariamente no CT dura muitas horas a mais do que as horas de treino.


O vídeo do próximo adversário é visto pelo elenco na véspera da partida. Todo o material é separado para caber em seis minutos de imagem. A palestra de Sylvinho não passa de 20 minutos, tempo considerado máximo para conseguir prender o jogador.


Porém, a tecnologia não é usada apenas em vídeo. É preciso encontrar padrões e incentivar o time a fazer reproduções consistentes dos movimentos assistidos. Para isso, é usada a computação gráfica.



O corintiano mais atento a questões táticas tem alguma lembrança dos treinos fantasmas de Tite no clube. Era quando ele posicionava seu time titular e explicava detalhadamente quais deveriam ser os movimentos a serem reproduzidos contra um rival imaginário. Sylvinho usa a mesma técnica.

#corinthians #timao #alvniegro #bastidores #preparacao


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









1971 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Marco Antônio     

#FORA SILVINHO

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade