30/11/2021 09:18

Ídolo do Timão, Eduardo Amorim completa 71 anos nesta terça-feira

Ex-meia conquistou títulos para o Corinthians como jogador e técnico

Ídolo do Timão, Eduardo Amorim completa 71 anos nesta terça-feira
Nesta terça-feira (30), Eduardo Amorim, um dos poucos jogadores que depois viraram técnicos do Timão e conquistaram títulos nas duas funções, completa 71 anos deidade.



Nascido no dia 30 de novembro de 1950 em Montes Claros-MG, Eduardo chegou ao Corinthians em 1981, após boas atuações com o Cruzeiro. No segundo ano de clube, teve participação em uma das principais fases da história do Coringão: a Democracia Corinthiana.


No Timão, Eduardo precisou mudar o estilo de jogo, pois beirava os 31 anos e não tinha o mesmo fôlego de quando era mais jovem. Sendo assim, deixou a ponta-direita, onde atuou por toda a carreira e passou a ser meia-direita, exercendo uma função demais toque de bola e menor uso da velocidade. Durante 1982, ao lado de Sócrates e Zenon, Eduardo formou o meio-campo da Democracia Corinthiana em algumas partidas.


No dia 12 de dezembro de 1982, foi disputada a final do Paulistão. Ele entrou durante a partida e ajudou o Alvinegro a conquistar o caneco daquele ano derrotando o São Paulo por 3 a 1, no Morumbi. Já no ano seguinte, Eduardo Amorim conseguiu se firmar no time do Parque São Jorge, sendo um dos principais jogadores da campanha do bicampeonato Paulista. Novamente contra o São Paulo, o Corinthians foi para o jogo decisivo precisando deum empate, como em 1982. E com gol de Sócrates, o Timão foi novamente campeão estadual.


Como jogador, Eduardo Amorim ficou durante sete anos no Alvinegro e disputou 341jogos, marcando dez gols. Após encerrar a carreira, se tornou técnico de futebol.


O seu primeiro jogo no comando do Corinthians foi em 1994, quando o Timão enfrentou o Novorizontino e empatou em 1 a 1. Na época, ele ainda era interino e estava substituindo Afrânio Riul, antes de dar lugar a Carlos Alberto Silva. E a chance como técnico efetivado do Coringão veio em 1995, após a saída de Mário Sérgio. A primeira conquista ocorreu no mês de junho de 1995, quando o Timão chegou à final da Copa do Brasil para enfrentar o Grêmio.


Na primeira partida, realizada no Pacaembu, o Corinthians venceu por 2 a 1, com gols de Viola e Marcelinho Carioca. A decisão aconteceu no estádio Olímpico. E novamente Marcelinho Carioca foi o grande herói da partida. Com gol aos 27 da segunda etapa, o Coringão superou o Grêmio e garantiu uma vaga na Libertadores. Mas o ano de 1995 ainda guardava um algo a mais. Aproximadamente dois meses depois, o Coringão tinha pela frente outra decisão. E uma decisão que a grande torcida corinthiana esperava: vencer o rival Palmeiras e sagrar-se campeão paulista de 1995.


O Corinthians vinha de três derrotas em finais para o Palmeiras, e a conquista sobre o time alviverde seria um alívio para os torcedores do Alvinegro. Com partida destacada de Marcelinho Carioca, o Alvinegro venceu na prorrogação por 2 a 1 e ganhou a taça. O título marcou o 21º paulista do clube, ultrapassando o Palmeiras, que possuía 20.



Eduardo Amorim esteve à frente do Timão como técnico em 112 jogos. Atualmente, o ex-jogador e treinador do Corinthians está aposentado. O Sport Club Corinthians Paulista o deseja um feliz aniversário, saúde e prosperidade.

#corinthians #timao #alvinegro #eduardoamorim #idolo


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









1782 visitas - Fonte: Sport Club Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Beto Messias     

Parabéns eduardo

Zelio Miranda     

Meus parabéns

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade