8/11/2021 08:08

De falso 9, Renato Augusto joga menos, mas erra mais passes e comete faltas

De falso 9, Renato Augusto joga menos, mas erra mais passes e comete faltas
Renato Augusto, do Corinthians, durante duelo com o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro
Imagem: Agência Corinthians

No dia 24 de outubro, quando o Corinthians visitou o Internacional no Beira-Rio, o técnico Sylvinho promoveu uma novidade tática ao escalar Renato Augusto como um falso 9. O camisa 8 também fez a função nos dois jogos seguintes, diante da Chapecoense e do Fortaleza. Na posição, o meia passou a tocar menos na bola, errar mais passes e a ser um jogador faltoso. No coletivo, não houve uma mudança aparente nas estatísticas da equipe.



O UOL Esporte levantou os números de todos os jogos de Renato Augusto pelo Corinthians com pelo menos 45 minutos em campo. Jogando no meio de campo, o atleta tem média de acerto de passe de 88,9%, enquanto apresenta 77,2% nas vezes em que atua como falso 9.

Outra estatística relevante é o número de toques na bola. De acordo com os números do aplicativo Sofascore, Renato tem uma média de 66,6 toques por jogo com a camisa do Corinthians nas vezes em que atua como meia armador ou como volante. Na frente, sendo a referência do ataque, o número é menor — 57,3. Traduzindo os dados para o que acontece dentro de campo, Renato Augusto tem tido dificuldade em jogar de costas para o gol. Afinal, o corintiano pega menos na bola do que de costume e quando a tem sob o seu domínio costuma errar mais do que quando está em sua posição de origem. Uma estatística que corrobora com isso é a quantidade de faltas cometidas por jogo: 3 por partida atuando de falso 9 contra 0,71 nos compromissos escalado de meia. Sylvinho foi questionado sobre o tema no último sábado, logo após a vitória, por 1 a 0, diante do Fortaleza. O treinador explicou que conversou com membros de outras comissões técnicas sobre o posicionamento de Renato, teve um diálogo com o próprio atleta e o vê com características para fazer a função, assim como também o enxerga como meia armador e primeiro volante.

"Um atleta de uma versatilidade muito grande. O Renato pode te fazer um falso 9, pode te fazer um tripé no meio de campo, pode fazer o primeiro volante como já fez em algum momento. São as características que o atleta empresta ao clube e eu não vou negligenciar nenhuma. Eu coloco o Renato de atacante, ele faz dois gols e passa a servir. O Renato empresta muita coisa. Enquanto enxergarmos assim, ele vai fazer. O Renato não vai jogar de lateral-esquerdo, o Giuliano não vai jogar de zagueiro. Isso não iremos fazer, é óbvio. São duas, três funções que ele pode fazer e ajudar o time. Quanto mais conhecermos o atleta, melhor. Temos que continuar conhecendo e melhorando", argumentou.



Olhando os números coletivos do Corinthians com e sem Renato Augusto de falso 9, há um impacto positivo no número das finalizações da equipe. Com o reforço de atacante, o Timão chutou uma média de 15 vezes por jogo, enquanto com o camisa 8 pelo meio, o número médio foi de 11,8. No entanto, é preciso observar que nas últimas três rodadas, a equipe mediu forças com a Chapecoense — lanterna do Brasileirão — em casa. Naquela partida, o time de Santa Catarina optou em uma estratégia de praticamente se defender e viu o Corinthians fazer uma blitz ofensiva. As estatísticas do confronto ajudam a elevar os números.



VEJA TAMBÉM
- Corinthians busca melhorar estatísticas jogando na altitude; Confira!
- Corinthians finaliza preparação para enfrentar o Santa Fé; Confira a provável escalação!
- Diniz pode sofrer punição após criticar a arbitragem


2292 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Tem que mandar estas estatísticas pro merda de Sylvinho

Edimilson Cezare     

Se ele continuar como técnico, pro ano que vem estamos ferrados...

Edimilson Cezare     

Esta acabando com ele, Silvinho não é uma comédia...

Regivon matos     

Sylvinho estar acabando com o futebol dele colocando fora da posição

Jorge Luiz     

Claro que vai render menos, não é a posição dele.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias