Eleito presidente do Corinthians em 28 de novembro do ano passado para um mandato de três anos, Duilio Monteiro Alves foi empossado em 4 de janeiro de 2021 e completou 100 dias no cargo nesta terça-feira. Entre os principais desafios enfrentados, está a redução das dívidas do clube.
"Já cumprimos muitas das nossas metas de campanha. Enfrentamos o desafio de trazer dinheiro novo logo nos primeiros dias, conseguimos anunciantes exclusivos do feminino. Trouxemos empresas renomadas, especializadas em gestão, para auxiliar o clube a fazer a melhor administração possível. Fizemos alguns sacrifícios, cortamos gastos. Mas a verdade é que ainda estamos longe. O mais importante, porém, foi unir o clube pelas mensagens que passamos à torcida e aos sócios. Sinto o Corinthians mais unido para fazer o que tem que ser feito", diz Duilio.
"Tudo no Corinthians é pra ontem, já estamos acostumados. Mas acho que o grande desafio é tomar decisões corretas, que aperfeiçoem a gestão e a eficiência, melhorem nosso fluxo de caixa e permitam que a gente tenha um 2022 com um pouco mais folga, mais capacidade de investimento e um futebol mais forte, como o torcedor merece", completou.
Abaixo, o ge traz um panorama do que foi feito e de quais serão os principais desafios do presidente nos próximos meses, apoiando-se em três pilares: futebol, finanças e marketing.
Futebol
Pautado na redução dos gastos e na política de pagar contas antes de qualquer outra coisa, Duilio passou esses primeiros 100 dias sem fazer contratações para o time profissional comandado pelo técnico Vagner Mancini. E a tendência é que o Timão não tenha reforços no primeiro semestre.
Neste momento, não há negociação com nenhum jogador para o elenco principal. Pelo contrário, a intenção do presidente é abrir mão de ainda mais atletas do elenco nos próximos meses.
O grande exemplo disso foi a saída recente de Cazares para o Fluminense. O contrato não foi renovado por não se adequar à nova realidade financeira do clube. A dupla Jemerson e Otero seguirá os mesmos passos em breve. Michel Macedo e Everaldo estão à disposição do mercado.
Do fim do ano passado até agora, outros 16 jogadores deixaram o Corinthians.
A palavra de ordem é base. Desde o começo do ano, Duilio tem incentivado a comissão técnica de Vagner Mancini a usar as categorias de base da equipe. Garotos do sub-20 e sub-23 foram promovidos ao time principal e vêm sendo usados pelo técnico.
Dívidas e finanças
Naturalmente, em uma gestão que preza pela austeridade, o pagamento de dívidas ganha destaque. O grande desafio de Duilio é recolocar o Corinthians nos trilhos depois de um aumento de 47% da dívidas no último ano de mandato do ex-presidente Andrés Sanchez.
O Timão fechou 2020 com uma dívida próxima de R$ 1 bilhão.
O valor exato é de R$ 982,8 milhões. Este montante não engloba o financiamento da Neo Química Arena. O Timão tem acordo costurado com a Caixa Econômica Federal para pagar R$ 569 milhões até 2040 - R$ 300 milhões serão abatidos do valor que o clube receberá pela venda do nome do estádio.
No curto prazo (vencimento de até um ano), a dívida do Corinthians é de R$ 586 milhões. Isso engloba empréstimos, obrigações com fornecedores, direitos de imagem atrasados, encargos sociais, impostos, entre outros.
De acordo com a diretoria financeira do Corinthians, já houve uma redução de 12% nos gastos mensais do clube. Em números, uma economia de R$ 1,7 milhão.
Para tentar equacionar a dívida e entender o organograma completo do clube, Duilio contratou a Falconi, empresa responsável pela consultoria de gestão no Corinthians. O presidente também contará com o apoio da KPMG para auxiliar na renegociação das dívidas.
É da base que o clube espera tirar bons frutos nos próximos meses. Aposta desafiadora levado em conta os campeonatos a serem disputados: Paulistão, Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana.
Marketing
Contratado para gerir um departamento que ficou de certa forma em segundo plano no ano passado, José Colagrossi foi anunciado por Duilio como superintendente de marketing para o Corinthians logo no começo da gestão.
Em janeiro, também, o clube anunciou um acordo para o espaço máster da camisa com a Neo Química Arena por algo em torno de R$ 20 milhões, com contrato até dezembro de 2025. O patrocínio agrega também o time feminino.
De acordo com o setor do clube, o grande feito nestes primeiros 100 dias foi a geração de receita nova para o clube. Algo em torno de R$ 30 milhões imediatos conquistados com a reformulação de acordos de patrocínio. São, atualmente, oito patrocinadores na camisa do Corinthians. Além do Galera.Bet, site de apostas que será lançado em breve e só então ocupará espaço no uniforme.
Mesmo assim, o departamento enfrentará grandes desafios. Os três principais são:
- Lidar com o não faturamento da Neo Química Arena durante a pandemia e público afastado dos estádios;
- reformular o programa de sócio-torcedor do Corinthians e estimular a adimplência;
- reconstruir a geração de conteúdo nas mídias sociais, TV Corinthians e novos canais digitais.
O programa Fiel Torcedor será praticamente reconstruído para que não seja totalmente dependente do desconto de ingresso, oferecendo novos atrativos. Há um mês, o Corinthians tinha apenas 20 mil sócios adimplentes e lançou uma campanha para tentar alavancar o plano.
Essa diretoria e uma piada querendo reduzi custos com a contratação de Jonathan Cafu , Matheus davo, Otero,jermesom , Luan, esse ai sao os poucos que lenbro mais ainda trm Mendonça kkkk araos babuena qur foi de graça Walter que foi de graça. E tantos os outro e nao posso equece fo Jonathan da Alemanha kkkk olha torvida do Corinthians essa diretora ta acabando com o clube e vem dizee que ta reduzimdo custo com o.pe no chao nao sei a onde ta esse pe e a uktima foi a contração do zagueiro fo náutico pro sub lixo 23 era melhor fala assim. Sub lavagem de dinheiro 23 toma no cu e outra qyem elembra de mais jogadeees que diretoria contrato vom pensamento no chao kkkk toma no cu esqieci de um craque do andrez luidy
Ganhe dinheiro na internet, acesse https://hq.itlinker.net/p234963/
Enviar Comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Essa diretoria e uma piada querendo reduzi custos com a contratação de Jonathan Cafu , Matheus davo, Otero,jermesom , Luan, esse ai sao os poucos que lenbro mais ainda trm Mendonça kkkk araos babuena qur foi de graça Walter que foi de graça. E tantos os outro e nao posso equece fo Jonathan da Alemanha kkkk olha torvida do Corinthians essa diretora ta acabando com o clube e vem dizee que ta reduzimdo custo com o.pe no chao nao sei a onde ta esse pe e a uktima foi a contração do zagueiro fo náutico pro sub lixo 23 era melhor fala assim. Sub lavagem de dinheiro 23 toma no cu e outra qyem elembra de mais jogadeees que diretoria contrato vom pensamento no chao kkkk toma no cu esqieci de um craque do andrez luidy
Ladrões mano tdos agora o cheff #andrés Sanchez continua.mandando
Vai gastar o que agora! Gastou tudo antes comprando só jogadores pé de rato.
100 dias de merdas e cagadas e sem fazer porra nenhuma para o bem do clube, bandido, canalha!
E a vaquinha, já foi pro brejo?
Seu lixo vão embora
Mo lixo pq foi ele fez esta divida crecer qndo era diretor d ratazana contratando varios pes d ratos tipo jhonim cafu
Ganhe dinheiro na internet, acesse https://hq.itlinker.net/p234963/