O Corinthians está invicto neste início de temporada e garantido na terceira fase da Copa do Brasil, mas a divulgação de seu balanço financeiro na última semana mostrando uma dívida que se aproxima de R$ 1 bilhão causou preocupações em seus torcedores, tendo como reflexo uma reunião de membros da diretoria com integrantes da Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do clube, que teve entre as propostas a elaboração de uma vaquinha virtual.
LEIA TAMBÉM: Neto critica possível 'vaquinha' do Corinthians: "A torcida paga a conta?"
No podcast Posse de Bola #113, Juca Kfouri analisa a situação corintiana e lembra que a proposta já havia ocorrido no ano passado, mas não prosseguiu devido a declarações do então presidente Andrés Sánchez, mas considera que não será esta ajuda por parte dos torcedores que resolverá os problemas do clube alvinegro.
"
Essa ideia veio do ano passado e perdeu força porque o senhor Sánchez foi à televisão dizer que a questão dos direitos do nome do estádio estava resolvido e que a questão com a Caixa estava praticamente resolvida e que os incentivos da prefeitura tinham chegado, e isso deu uma arrefecida, como se a questão do estádio estivesse resolvida e não está rigorosamente resolvida", diz Juca.
"
Por mais paixão que tenha o torcedor, e tem, na situação que o Brasil está, na situação em que a maior parte da torcida do Corinthians está, o país com 14 milhões e tanto de desempregados, sem saber quando é que essa questão da pandemia vai estar resolvida, ou parcialmente encaminhada para a volta de alguma coisa perto da normalidade, isso é um sonho de uma noite de verão, não vai ser por aí que vai se resolver essa questão", completa.
O jornalista projeta que o ano será complicado após a divulgação do balanço financeiro e também devido às atuações do time comandado pelo técnico Vagner Mancini, como na classificação diante do Retrô na Copa do Brasil, quando o Corinthians só avançou nos pênaltis em um jogo no qual teve menos posse de bola e chutou menos a gol que o adversário, que disputa apenas a quarta divisão nacional.
"
Já havia acontecido contra o Mirassol e contra o Retrô deu a medida de que realmente está desagradável para o Mancini. Embora o time do Corinthians seja para baixo de medíocre, o Corinthians tem jogadores e uma folha de pagamento que não justifica tomar o vareio que tomou do Retrô, porque tomou um vareio, 1 a 1 caiu do céu", diz Juca.
Juca afirma que a direção do Corinthians deveria ser sincera com os torcedores para que não esperem reforços e abrir o jogo em relação à necessidade de abrir mão de jogadores que não estão rendendo e custam caro aos cofres do clube.
"
Se essa conversa não passou por uma declaração franca, dizendo: não esperem contratações, porque nós não temos a menor condição de contratar ninguém, peçam a Deus que a gente consiga se livrar de uma porção de cargas pesadas que temos aqui, a começar pelo Luan", diz Juca.
"
Gente com salários altíssimos e que não rendem bulhufas, as principais contratações do Corinthians estão no banco, Cantillo, Luan, sem se falar de Otero e Cazares, que também foram duas contratações de empresários. E o que você vê é só ação trabalhista, cada vez que há uma notícia que envolve finanças do Corinthians, é contra o Corinthians. Agora, a minha pergunta é muito simples: Quando é que o Andrés Sanchez e sua trupe pagarão por isso? Lembrando que a trupe permanece, que é o mais desalentador", conclui.
Corinthians, Juca, Vaquinha, Dívidas, Financeiro, Timão
Tô dentro também... Se for pra ajudar o Timão pode passar o PIX da caixa e as regras do jogo que já começo a pagar o carnezinho ????
Presidente fraco, nas custas do clube
Se houver vaquinha séria eu vou contribuir. Vou ajudar meu time do coração.
vc presidente e uma vergonha para a esse time so falar isso desculpa de pega besta....um time como o Corinthians tem e muito dinheiro
Esse pau no cu é muito orgulhoso , outro ladrão estão acabando com nosso timão lazarento
Se cada torcedor doar 10 reais ao mes durante um ano numa conta exclusiva pro pagto do estadio com honestidade e transparencia sem passar o dinheiro pela diretoria esse estadio seria pago rapidinho. Cada torcedor q ama o timao consegue sem duvida doar 10 REAIS. Se somos 30 milhoes de loucos e 50% doarem logo consegue resolver o problema.
São bilhões de torcedores que amam esse clube, basta deixar eles depositar o quanto puderem, que eu duvido que tem muito torcedor que não vai depositar pouco, e vão ser milhares que ajudaram com o quanto puderem, por essa imensa torcida que ama esse clube, se deixarem ser depositado direto na Caixa; Tenho certeza que toda dívida será paga e vai sobrar dinheiro no caixa, e muito, tenho certeza!
Pode resolver sim, são bilhões de torcedores fanáticos e loucos para ajudar, más à diretoria quer que o dinheiro passe pelas mãos deles, não querem que o dinheiro vá direto para à Caixa, são quadrilha de mafiosos dento do Clube, trazidos pelo pilantra petista Andrés Sanches!
Falar merda esse cara sabe,mas ajudar que é bom...!E ainda é do contra.
Esse juca é muito zé ruela mesmo, ninguém falou q vai resolver. A proposta é para ajudar e eu como torcedor se o projeto for colocado em prática vou ajudar com certeza!
Se essa vaquinha puder contribuir para minorar a situação financeira do clube já vai ser muito bom diante da vrise em que o clube se encontra em.
Pode nao resolver todas as dividas mais vai ajudar muito concerteza
Esse cara so fala besteira, talvez contribuiçao de torcedores nao resolvam os problemas mas minimiza, por outro lado se cada torcedor der R$ 10,00 por mes, em 3 meses paga-se?a divida, afinal de contas sao 35.000.000 de torcedores, mas se considerarmos apenas 20% paga-se a conta em pouco mais de 1 ano.