12/1/2021 13:26

Veja como Corinthians usou 16 dias de "pré-temporada" para entrar de vez na briga pelo G-6

Veja como Corinthians usou 16 dias de
A pandemia do coronavírus mexeu com o calendário do futebol brasileiro e fez com que os campeonatos de 2020 adentrassem por 2021. Acostumados a usarem o início do ano para treinar e aprimorar o condicionamento físico dos atletas, os clubes mal tiveram tempo de celebrar o Réveillon e logo retomaram a maratona de jogos. Porém, há uma exceção: o Corinthians, que encerra nesta terça-feira uma "pré-temporada" de 16 dias.

A última vez que o Timão entrou em campo foi em 27 de dezembro, quando venceu o Botafogo por 2 a 0, fora de casa, alcançado a terceira vitória seguida e o sexto jogo de invencibilidade.

A saudade da Fiel Torcida acabará nesta quarta, quando o Corinthians vai à campo 21h30, na Neo Química Arena, para enfrentar o Fluminense em confronto direto por uma vaga no G-6 do Brasileirão, que dá vaga na próxima Copa Libertadores. O ge transmite o confronto ao vivo para todo o Brasil.

As mais de duas semanas sem jogos foram usadas pelo técnico Vagner Mancini para descansar e recuperar os atletas e fazer ajustes pontuais.

Um quarto do período foi dado de folga para o elenco. Os atletas foram liberados nos dias 31 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro.

Na retomada, a comissão técnica alvinegra aproveitou para fazer trabalhos técnicos e táticos e também para recondicionar fisicamente os jogadores.

No momento, não há ninguém fora por lesão muscular. Os únicos no departamento médicos são os jogadores que operaram o joelho em 2020: Danilo Avelar, Gustavo Mantuan e Ruan Oliveira. O atacante Jonathan Cafú, que foi desfalque no fim do ano passado por testar positivo para Covid-19, também foi reintegrado ao grupo. Além disso, o goleiro Cássio está liberado para voltar a atuar após sofrer uma concussão.


– Estamos no final da temporada e temos que encaixar as valências que são pertinentes para o momento, sempre trabalhando com o treinador. Temos que ter sabedoria, é um período longo, mas estamos aproveitando com inteligência, as cargas no momento certo, e estamos vendo que está todo mundo no campo, isso é muito produtivo, muito legal – explicou o preparador físico alvinegro, Flávio de Oliveira.

Uma das principais preocupações de Vagner Mancini e seus auxiliares foi manter a motivação e a confiança do elenco. Eles não querem desperdiçar o embalo pela sequência de seis partidas sem derrota – a última foi em 14 de novembro, contra o Atlético-MG.

Além disso, houve cuidado para não abusar dos treinos e, consequentemente, acarretar lesões.

– Não trabalhamos mais. Os dias ficam sucessivos, a gente procura controlar essa situação das cargas, o desgaste, volume de treino, intensidade. Eu sempre trabalhei respeitando o ser humano. Estamos aqui em 30 atletas. De repente, a carga fica um pouco mais pesada para um ou para outro, tem que ter a sabedoria de tirar. Às vezes, menos é mais – comentou Flávio de Oliveira.

Se no fim do primeiro turno o Timão chegou a frequentar a zona de rebaixamento, agora a realidade é bem diferente. A equipe passou a ter chances reais de conseguir uma vaga na próxima Libertadores.

O Corinthians atualmente é o décimo colocado, quatro pontos atrás do Fluminense, que é o sétimo. Como Grêmio (quinto) e Palmeiras (sexto) estão na final da Copa do Brasil, é possível que o sétimo colocado no Brasileirão também garanta classificação para a Libertadores.

O único desfalque para Mancini nesta quarta-feira será o volante Ramiro, suspenso. Uma provável escalação alvinegra é: Cássio, Fagner, Jemerson, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Cantillo, Otero, Cazares e Gustavo Mosquito; Jô.

Veja os jogos que restam ao Corinthians na temporada (as datas ainda podem ser alteradas):

13/1 - Fluminense - Neo Química Arena

18/1 - Palmeiras - Allianz Parque

21/1 - Sport - Neo Química Arena

25/1 - Bragantino - Neo Química Arena

28/1 - Bahia - Itaipava Arena Fonte Nova

31/1 - Santos - Vila Belmiro

7/2 - Ceará - Neo Química Arena

13/2 - Athletico-PR - Neo Química Arena

17/2 - Flamengo - Maracanã

21/2 - Vasco - Neo Química Arena

24/2 - Internacional - Beira-Rio








Corinthians, Brasileirão, Briga, G-6


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









2481 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade