21/10/2020 09:28

De olho em volta por cima, Corinthians pode reeditar quarteto defensivo após cinco anos

Com o retorno de Fábio Santos, Timão reúne quatro jogadores que formavam grande parte do setor de defesa em 2015. Cinco anos mais velhos, o objetivo agora é bem diferente

O Corinthians ainda junta os cacos após ser goleado por 5 a 1 pelo Flamengo, mas nesta quarta-feira o time já entra em campo novamente com mais uma chance para dar a volta por cima no Brasileirão. Para enfrentar o Vasco, às 21h30, em São Januário, Vagner Mancini pode escalar uma equipe que reedita o setor defensivo corintiano em 2015, de ótimas memórias para o torcedor.



Isso é possível por conta da recente contratação de Fábio Santos, que pode pintar como titular nesta quarta, substituindo Lucas Piton. Com a situação regularizada na CBF, o lateral-esquerdo foi relacionado pelo treinador alvinegro e pode voltar a fazer uma partida pelo clube após cinco anos, desde que foi negociado com o Cruz Azul, do México, em meados de 2015.

E nessa volta ao Timão, Fábio reencontrou velhos companheiros de elenco, como Cássio, Fagner e Gil, com os quais formava o setor defensivo de Tite, antes de o lateral partir para o futebol mexicano. Naquele ano, o Corinthians terminaria como campeão brasileiro com grandes atuações, de forma incontestável. Time que ficou eternizado na memória do torcedor corintiano.

Fábio não terminou aquele campeonato, mas é considerado campeão. Seu substituto foi Uendel, atualmente no Internacional. A formação defensiva daquela equipe começava com Cássio no gol. Fagner na lateral direita, Felipe como zagueiro pelo lado direito (hoje no Atlético de Madrid), Gil como zagueiro pelo lado esquerdo e Fábio Santos na lateral esquerda (depois Uendel).

Mas essa formação já vinha da temporada 2014, quando Fagner chegou ao clube para sua segunda passagem. O ano, porém, terminou sem títulos sob o comando de Mano Menezes, mas a base ficou montada para o sucesso de 2015, quando Tite retornou ao clube e pavimentou seu caminho à Seleção.

Em 2020 ela pode voltar a acontecer, mas em cenário completamente diferente, quando a realidade não é aquela de 2015, de briga por títulos e pela parte de cima da tabela. Hoje, o objetivo é se afastar da zona de rebaixamento e colocar o Corinthians de volta ao caminho das vitórias. E a aposta é que a reedição desse sistema defensivo, com sua experiência e entrosamento, possa iniciar a recuperação que o Timão tanto precisa nesta temporada.

- Tomara que a gente consiga colocar esse entrosamento em prática, mas a gente sabe que um sistema defensivo não funciona com três ou quatro jogadores. É a mecânica da equipe, é a entrega de todos os jogadores, sabendo o que cada um faz na sua função, para aí sim ter o funcionamento da defesa, mas sem dúvida esse entrosamento, a conversa, a maneira como cada um se posiciona, isso sim pode ajudar nos jogos, principalmente na parte defensiva, na qual a gente vem sofrendo bastante gols, mas sempre cobrando o pessoal da frente para que todos da equipe trabalhem juntos - declarou Fábio Santos em sua coletiva de apresentação, na última terça-feira.

Cinco anos mais velhos, Cássio (33 anos), Fagner (31 anos), Gil (33 anos) e Fábio Santos (35 anos) têm uma missão complicada pela frente, e contra o Vasco, nesta quarta-feira, às 21h30, em São Januário, terão juntos o primeiro desafio para tirar a equipe da incômoda situação de brigar contra o rebaixamento. Com 18 pontos, o Timão está em 16º lugar na tabela, uma posição à frente do Z4. Vitória é essencial nesse confronto direto na parte inferior da classificação.



Corinthians, Setor defensivo, Timão, SCCP



LEIA TAMBÉM: Veja atacantes indicados ao Corinthians e entenda por que o Timão recusou os nomes

LEIA TAMBÉM: Novo esquema do Corinthians pode envolver Luan em função semelhante a que o meia tinha no Grêmio






26559 visitas - Fonte: LANCE

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Matheus Oliveira     

Se Cássio for jogar, que jogue com esse espírito de vitória de 2015 mesmo, se nao, WALTER.

Olha a situação que nós chegamos

Isso mesmo colocar eles por cinco anos eles merecem são gerrero

Kleber Vellenev     

Ainda bem que o Fábio vai entrar; O Piton cansou de levar bola nas costas e dar um gol para o Flamerda!

Fausto Volkart     

Vamos Corinthians, rumo a vitória. Com certeza iremos sair desta situação, e seja bem vindo Fábio Santos.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Sul-Americana

Qui - 21:30 - Estádio Nacional do Peru - ConmebolTV
Sport Huancayo
Corinthians

Último jogo - Paulista

Dom - 22:15 - Neo Química Arena
Corinthians
2 2
São Paulo
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 São Paulo
2 Ferroviária
3 Ponte Preta
4 Sao Bento
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
25 10 8 1 1 25 6 19 VVVVV
12 9 3 3 3 13 11 2 VDDEE
10 9 3 1 5 9 10 -1 VDVDD
6 9 0 6 3 6 9 -3 DEEEE
Untitled Document
Classificação
1 Internacional
2 Always Ready
3 Olimpia
4 Deportivo Tachira FC
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
3 2 1 0 1 4 2 2 DV
3 2 1 0 1 3 2 1 VD
3 2 1 0 1 4 4 0 DV
3 2 1 0 1 3 6 -3 VD