9/7/2020 18:30

Fifa estuda padronização do VAR: “Cada país não pode interpretar as regras à sua maneira”

Entidade assume operação do árbitro de vídeo em escala global a partir do mês de junho

Alvo de polêmicas desde a implementação em escala global na Copa de 2018, o árbitro de vídeo é um assunto que preocupa Pierluigi Collina, ex-juiz italiano e atual presidente de Comissão de Arbitragem da Fifa. Em entrevista à agência "Reuters", ele garantiu que a entidade vai intervir para padronizar o uso da ferramenta.



LEIA TAMBÉM: Justiça tenta penhorar R$ 3,7 milhões do Corinthians, mas não encontra valor na conta; confira


- É responsabilidade da Fifa ter as leis do jogo implementadas em todo o mundo da mesma maneira. Cada país não pode interpretar as regras à sua maneira. Nossa responsabilidade é garantir que o futebol seja jogado da mesma forma em todo o mundo.

A partir da próxima temporada, a Fifa vai assumir a operação do VAR em escala global para diminuir esses problemas. Antes, a entidade trabalhava em cooperação com a International Board (Ifab), organização que legisla sobre as regras do futebol profissional.

As principais críticas ao VAR são relacionadas ao fato das diferentes interpretações dadas em ligas ao redor do mundo. Na Inglaterra, por exemplo, a ferramenta não é usada para checar se os goleiros se adiantam em penalidades.

Na Espanha, por sua vez, esse tipo de infração é marcado em profusão, como ocorreu no duelo entre Barcelona e Atlético de Madrid. Na ocasião, o juiz mandou voltar o pênalti cobrado por Diego Costa e defendido por Ter Stegen, já que o goleiro alemão se adiantou.

Collina acredita que, se esse cenário persistir, as competições internacionais, como o Mundial de Clubes e a Copa do Mundo, vão ser prejudicadas.

"Dizer que o VAR deve ser usado da mesma maneira em todo o mundo é algo óbvio"



- Como imaginar competições internacionais disputadas por equipes acostumadas com diferentes interpretações das regras nos torneios domésticos? É claro que pode haver algumas pequenas diferenças, mas a implementação geral deve ser a mesma.


Corinthians, Fifa, VAR, Uso, Padronização, Futebol, Timão





LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Polêmico fora dos gramados, Otero seria um bom reforço para o Corinthians?

LEIA TAMBÉM: Corinthians fecha acordo com América-MG e pagará dívida com Richarlison em 12 parcelas; relembre o caso




522 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena do Grêmio - Premiere
Grêmio
Corinthians

Último jogo - Brasileiro

Qua - 19:15 - Mineirão
Atlético-MG
3 2
Corinthians
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota