18/6/2020 15:40

Secretário analisa 'má interpretação' sobre aval para treinos e defende data do Governo de SP: “Não vejo razão para tamanha insatisfação”

Em entrevista exclusiva ao FOXSports.com.br, Aildo Rodrigues Ferreira destacou que a data de liberação dos treinamentos dificilmente sofrerá alterações

Secretário analisa 'má interpretação' sobre aval para treinos e defende data do Governo de SP: “Não vejo razão para tamanha insatisfação”
Após apresentarem à Prefeitura de São Paulo o Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos, clubes e dirigentes da Federação Paulista de Futebol aguardaram para esta semana uma liberação oficial para retomarem treinamentos. O aval, no entanto, veio com a data de liberação para o próximo dia 1º de julho, o que incomodou os cartolas.



LEIA TAMBÉM: Veja o que ficou definido sobre a volta do futebol em São Paulo


Na última terça-feira (16), o portal UOL noticiou uma autorização que teria sido dada por Rodrigo Garcia, vice-governador de São Paulo, ao deputado Antonio Olim, que é presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de São Paulo (TJD-SP).

No entendimento de clubes e dirigentes, o aval significava uma liberação imediata ao futebol. Diante disso, jogadores de equipes como Corinthians, Palmeiras e São Paulo já se movimentavam para serem testados para a COVID-19 nesta quinta-feira, com a previsão de retomada dos treinos físicos no próximo sábado. A autorização para os treinos apenas em 1º de julho, como anunciou na última quarta-feira o Governador João Dória deixou os cartolas contrariados.

Na verdade, acho que foi uma má interpretação. Nós já tínhamos a informação de que o Governador faria o anúncio sobre o início dos treinos, mas não tinha nenhuma data definida. Essa data foi definida na reunião com o Comitê, só no dia do anúncio. E foi reunido com o coordenador do Comitê que o Governador que fomos informados que a autorização para o início dos treinos poderia se dar após o final da quarentena, ou seja, a partir de 1º de julho. Pode ser que tenha havido uma má interpretação dessa informação”, afirmou Aildo Rodrigues Ferreira, Secretário Estadual de Esportes de São Paulo, em entrevista exclusiva ao FOX Sports destacando que a data de liberação dos treinamentos dificilmente sofrerá alterações.

Nós seguimos à risca o que orientam os médicos e os profissionais da saúde. É isso o que nós estamos fazendo. Não acredito que haverá qualquer flexibilização quanto a isso. Dentro deste tema, vale ressaltar que os treinos com bola (podem acontecer) a partir de 1º de julho, mas nada impede que hoje os atletas possam ser avaliados, possam fazer suas testagens, possam fazer testes fisiológicos. É bem plausível que nessa uma semana e poucos dias que antecedem o 1º de julho, que clubes comecem os preparativos para o início dos treinamentos”, afirmou o Secretário.

A confirmação da liberação apenas para o próximo mês incomodou a FPF, que emitiu comunicado na tarde de quarta-feira questionando a decisão. Segundo a nota oficial, 'o anúncio, com o distante reinício das atividades, causou estranheza, já que o Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos preza, em primeiro lugar, pela saúde de todos envolvidos. Assim, os profissionais do futebol, que dependem de seu condicionamento físico para exercer suas atividades, seguem impedidos de trabalhar, sem que haja uma explicação plausível e científica'.

Na avaliação do Secretário de Esportes de São Paulo, esta data condiz com o atual cenário do Estado no combate à expansão do coronavírus. Epicentro da COVID-19 no Brasil, o estado paulista estendeu sua quarentena até o próximo dia 28 de junho, e vem traçando um plano gradual da liberação de atividades com base em zonas de classificação da gravidade da doença por zonas.

Não vejo porque essa estranheza. Obviamente, todos da sociedade estão ansiosos para o retorno. Academias querem voltar, bares e restaurantes, vários seguimentos da sociedade estão muito ansiosos, estão sofrendo com tudo isso, lamentavelmente. Nós entendemos isso. Mas não vejo razão para tamanha insatisfação uma vez que estamos a uma semana e poucos dias para o início desses treinamentos. E durante este período é perfeitamente cabível aos clubes começarem esses preparativos”, disse Aildo Ferreira.



Com a retoma dos treinamentos em julho, ficou ainda mais distante a expectativa trabalhada nos bastidores pelos clubes de início do Campeonato Paulista na segunda quinzena do próximo mês. Para o Secretário de Esportes de São Paulo, o retorno do futebol profissional no Estado poderá passar a ser pensado, então, para agosto. Isso, considerando a estabilização nos casos de contágio e mortes pela COVID-19, além da taxa viável de leitos de UTI nas diferentes zonas.

Iniciados os treinamentos, os clubes precisam de um tempo para que o atleta retome sua condição física. Isso deve levar de três a quatro semanas. Só podemos avaliar e pensar em uma partida de futebol oficial para o final de julho ou início de agosto”, afirmou Aildo Ferreira.


Corinthians, Paulistão, Retorno, Treinos, Governo, Secretário, Timão


VEJA TAMBÉM
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão









1950 visitas - Fonte: FOX Sports

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade