2/6/2020 10:34

#OClubeMaisBrasileiro - Vitória em Derby levantou o Timão no início do Brasileirão de 1990

Alvinegro começou mal a competição, mas iniciou retomada após vencer o rival no Pacaembu

Vitórias em clássicos sempre levantam os times que saem vencedores – e o Corinthians comprovava isso 30 anos atrás. O clube alvinegro vinha de um começo difícil no Campeonato Brasileiro de 1990, mas esqueceu tudo isso ao entrar em campo para enfrentar o rival. Diferente no Derby desde sempre, saiu vencedor e pôs fim ao princípio de crise daquele momento.



Na ocasião, o Timão havia ficado muito ficar perto de ir à final do Campeonato Paulista de 1990. O time liderou a primeira e segunda fases em seu grupo, mas terminou a terceira fase a dois pontos da liderança, o que não lhe rendeu a vaga na decisão. E três dias depois da última rodada da segunda fase do Estadual, começou a campanha no Nacional com uma derrota diante do Grêmio, fora de casa.

Nos dois jogos seguintes, mais uma derrota, contra o Cruzeiro em casa, e um empate, diante do Vitória na Bahia, faziam o time precisar redobrar a atenção naquele momento. Zé Maria – o que foi técnico, não o ex-lateral-direito e um dos maiores ídolos da história corinthiana – fazia ali o seu último jogo, e não conseguia ajudar a mudar a situação alvinegra dentro de campo.

O Corinthians, então, foi ousado. Decidiu contratar Nelsinho Baptista, que havia sido vice-campeão Paulista com o Novorizontino semanas antes. Assim, ele teve pela frente na sua estreia apenas o clássico diante do maior rival, o Palmeiras.

No dia 9 de setembro de 1990, Nelsinho deu seu primeiro passo no Timão com coragem. Escalou uma equipe bastante ofensiva, com apenas um volante. Seu 11 inicial foi: Ronaldo; Giba, Marcelo Djian, Guinei e Jacenir; Wilson Mano, Tupãzinho e Neto; Fabinho, Antonio Carlos e Paulo Sérgio – este havia acabado de retornar ao clube após, assim como seu treinador, defender o Novorizontino por empréstimo.

Dentro de campo, o Timão foi superior na tarde daquele domingo no Morumbi. O time foi para cima do adversário e, em cobrança de falta perfeita de Neto, abriu o placar logo aos sete minutos. Em seguida, Wilson Mano ampliou aos 18, ainda no primeiro tempo. A superioridade alvinegra foi tanta que o camisa 10 ainda perdeu um pênalti aos 38 do segundo tempo, logo após o adversário marcar seu gol. E o resultado não seria alterado até o final da partida.

A vitória no clássico foi um divisor de águas naquele torneio. A partir dali o time iniciaria uma sequência de quatro vitórias e um empate que o levantaria na tabela, fazendo sair das últimas posições.



Derby, 1990, Timão, Vitória, História, SCCP



LEIA TAMBÉM: Justiça analisa fraude e contratação de Matheus Davó pode ser anulada; entenda

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Você é a favor ou contra o retorno do Campeonato Paulista no dia 22 de julho?

LEIA TAMBÉM: Após novo atraso salarial, Timão conta com entendimento do elenco


450 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians
Corinthians
1 1
Ituano
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota