2/6/2020 09:19

Juca: "Organizados violentos são 7%. É menos que na população brasileira"

As torcidas organizadas de clubes de futebol são marcadas há décadas pelos atos violentos promovidos dentro e fora dos estádios por membros delas, crítica também citada após a liderança dos grupos nos protestos do último domingo (31). Mas há um estudo que aponta que a maior parte desses torcedores não se envolvem em ações violentas.



No podcast Posse de Bola #35, o jornalista Juca Kfouri analisa o percentual de torcedores violentos apontando dados do sociólogo Maurício Murad, que estuda o caso das torcidas de futebol e já publicou livros a respeito do assunto.

"Falando de ciência, é difícil falar de ciência no Brasil hoje em dia, não é? Tem pesquisas feitas pelo professor Murad, que é certamente um dos grandes especialistas sobre questão violência de torcida no Brasil. Ele diz que no máximo 7% dos torcedores organizados são os da violência", afirma Juca.

"Eu diria a você que essa é uma porcentagem muito menor do que na população brasileira tem de gente violenta. Então, vamos parar com essa coisa de dizer que torcida organizada é sinônimo de violência. Não é não, é a minoria, e seria muito fácil parar com isso, não se para porque não quer", completa o jornalista.

Eduardo Tironi pondera que as ações dos torcedores violentos acabam ganhando maior evidência e compara também com a reação das pessoas que se notabilizam pelo discurso mais violento nas redes sociais.

"A questão é que, assim como a gente vê nas mídias sociais, por exemplo, esse tipo de gente mais violenta é mais barulhenta, eles estão toda hora na ativa e tudo mais. E são esses caras que podem ser uma minoria, de fato, das organizadas, são caras que, quando entram em ação, fazem muito barulho, depredam e fazem muito mais coisas. E o que esses caras fazem, realmente tem notoriedade, tem tamanho, tem repercussão", conclui Tironi.



Corinthians, Juca Kfouri, Opinião, Torcidas organizadas



LEIA TAMBÉM: Justiça analisa fraude e contratação de Matheus Davó pode ser anulada; entenda

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Você é a favor ou contra o retorno do Campeonato Paulista no dia 22 de julho?

LEIA TAMBÉM: Após novo atraso salarial, Timão conta com entendimento do elenco


459 visitas - Fonte: esporte.uol

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians
Corinthians
1 1
Ituano
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota