Para blindar o “home office do futebol” do famoso “migué”, os jogadores respondem diariamente um questionário para a comissão técnica dizendo o que treinaram por quanto tempo e até como foi a noite de sono.
As perguntas têm como objetivo informar o nível de hidratação, a percepção de dor, fadiga, a qualidade do sono, o nível de humor e estresse antes e depois das atividades.
A prática já era usual no dia a dia dos clubes nos locais de treinamento, mas foi adaptada para ser utilizada nesse período de quarentena em que os jogadores estão treinando em suas residências sem qualquer acompanhamento presencial do clube e em horários escolhidos por eles.
É o "Questionário do Bem Estar” e é usado pelos grandes clubes há quase dez anos. Equipes fora do eixo também adotaram a prática há cerca de cinco anos.
“São respostas individuais para a gente saber a intensidade e qualidade do treinamento que foi feito. Eles respondem as perguntas ao chegar ao clube. Agora eles preenchem de um dia para o outro e nos mandam para avaliarmos”, disse Michel Huff, preparador físico do Corinthians.
“O Corinthians adotou há muitos anos, mas a cada temporada fazemos ajustes de acordo com as necessidades, com a filosofia do treinador e com situações que percebemos no dia a dia. É uma evolução contínua. E agora, como é online, será também”, completou.
Outro exemplo de como ele é usado vem do interior, com o fisiologista do Botafogo de Ribeirão Preto, equipe que disputal o Paulistão e a Série B do Campeonato Brasileiro.
“A rotina no dia a dia era simples. Ao chegar, os jogadores passavam no departamento e respondiam as perguntas individualmente para alguém da comissão ou diretamente em um Tablet. Agora eles recebem um formulário online pelo WhatsApp, respondem e enviam diretamente para nosso sistema. As respostas ficam no nosso banco de dados e geram relatórios para a comissão técnica”, disse Luiz Guilherme Cruz, do Botafogo-SP.
“A única adaptação que fizemos por aqui foi o envio online. As perguntas são as mesmas, e as respostas são alternativas. Por exemplo, a hidratação é medida de acordo com a cor da urina. A qualidade do sono é respondida quantas horas dormiu e quantas vezes acordou. O humor e o estresse têm cinco alternativas cada um, que equivalem a uma escala de ruim para ótimo”, disse.
Corinthians, treinos, timão, Boseli