Foto: Divulgação
De um lado, Tiago Nunes, prestes a completar 40 anos. Do outro, o português Jesualdo Ferreira, 73. Amanhã (2), os treinadores vão comandar, respectivamente, Corinthians e Santos, em Itaquera, a partir das 11h (de Brasília), pelo Campeonato Paulista. Será o primeiro clássico de São Paulo da carreira de ambos.
LEIA TAMBÉM:
Recém-chegados aos seus respectivos clubes, os comandantes irão protagonizar um duelo de gerações. Jesualdo começou a trabalhar como treinador um ano depois de Tiago nascer. Em quase quatro décadas, fez carreira no futebol português, com apogeu no Porto, clube em que se sagrou tricampeão nacional entre 2007 e 2009.
Tiago, por sua vez, conseguiu destaque no futebol no Athletico Paranaense. Ele chegou ao clube para comandar o time sub-17, assumiu o sub-23 em seguida e levou o time de jovens ao título paranaense de 2018.
O atual treinador do Corinthians foi promovido no segundo semestre do mesmo ano com a queda de Fernando Diniz. Ainda assim, só foi efetivado como técnico do time principal em janeiro de 2019, depois de já ter vencido a Copa Sul-Americana. Na temporada passada, conquistou a Copa do Brasil e entrou na mira de outros clubes do Brasil.
O último trabalho de Jesualdo no futebol foi em abril, quando o técnico venceu o campeonato do Qatar pelo Al Sadd. No resto do ano, ele atuou como comentarista na televisão portuguesa e flertou até com a ideia de se aposentar das funções à beira do gramado. O chamado do Santos, porém, fez o treinador reconsiderar.
Apesar da diferença de idade, dois pontos unem os dois treinadores: o apreço pelo estudo e o fato de nunca terem jogado futebol profissionalmente. Jesualdo deu aulas de especialização em futebol no Instituto Superior de Educação Física, em Lisboa, e um de seus alunos foi José Mourinho.
Já Tiago fez faculdade de Educação Física na Universidade de Santa Maria, sua cidade natal. Seu primeiro trabalho como técnico foi em 2005, no Esporte Clube São Luiz. Antes de se firmar como treinador, ele desempenhou as funções de preparador físico e auxiliar.
Depois de tantos caminhos percorridos, Tiago e Jesualdo irão ficar próximos neste domingo, à beira do gramado da Arena Corinthians. O clássico é válido pela quarta rodada do Campeonato Paulista.
Corinthians, Jesualdo Ferreira, Tiago Nunes, Santos
Meu Deus vai começar o sofrimento Pedro Henrique e sidchey ja to pegando raiva desse técnico.