17/1/2017 13:23

Cristóvão revê Corinthians após 120 dias: por que o casamento não vingou?

Cristóvão revê Corinthians após 120 dias: por que o casamento não vingou?
Cristóvão Borges, na volta ao Vasco: reencontro com Corinthians



17 de setembro de 2016 marcou o fim da trajetória de Cristóvão Borges no Corinthians, derrotado pelo Palmeiras dentro de Itaquera. Quatro meses depois, hora do reencontro: em Orlando, pela Flórida Cup na quarta-feira, o agora treinador do Vasco vai rever ex-comandados, torcedores e colegas de Parque São Jorge.

Cristóvão busca reerguer a carreira onde teve maior êxito, como vice-campeão brasileiro em 2011, logo depois de falhar em mais uma grande oportunidade: o convite do Corinthians para suceder Tite no clube que até então se caracterizava pela estabilidade dos comandantes.

Foi em uma reunião no dia 17 de junho, uma sexta-feira, que o nome dele surgiu como surpresa entre dirigentes corintianos. O clube havia falhado em tentativas por Roger Machado, Eduardo Baptista, Sylvinho e Dorival Júnior. As opções secaram e havia um perfil definido: um treinador que fosse capaz de manter o trabalho e não propor grandes mudanças. Não deveria, portanto, ser alguém consagrado. Andrés Sanchez sugeriu Cristóvão Borges.

Pelo Corinthians, o treinador teve um início promissor após derrota na estreia. Em sequência de sete partidas, ganhou cinco, empatou duas e virou líder do Brasileirão. A partir dali, dirigentes identificaram uma mudança importante: a maneira de jogar da equipe foi alterada, os princípios de jogo deixados por Tite foram sendo substituídos e ainda houve a instabilidade por seis saídas: Felipe, Bruno Henrique, Elias e ainda Luciano, André e Alexandre Pato, que sequer estreou.

A percepção de quem trabalhou no Corinthians é de que as mudanças, algumas forçadas e outras nem tanto, geraram instabilidade e quebraram a confiança. Os dirigentes apontam o auxiliar Cassiano de Jesus como um elemento importante ao lado de Cristóvão nesse processo de alterações no modelo de jogo. Fato é que os resultados caíram e o treinador deu sinais de insegurança. A perseguição de torcedores e imprensa, na avaliação do presidente Roberto de Andrade, encaminharam a demissão ainda no vestiário.
Apesar da passagem curta, Cristóvão deixou admiradores no Corinthians, sobretudo pela conduta e amizade, o que é uma marca dos clubes pelos quais passou. O próprio treinador, quando perguntado, destaca a boa relação que construiu internamente e a admiração pela estrutura do CT Joaquim Grava.

Em 18 jogos, ele teve sete vitórias, cinco empates e seis derrotas.

Cristóvão no Vasco: simpatia, ousadia e o desafio com os 'Euricos'
Desde que saiu, em 2012, Cristóvão deixou saudades no Vasco. Ao lado de Ricardo Gomes, foi o treinador mais querido por funcionários e atletas nos últimos anos. Seu retorno foi muito comemorado internamente em função da simpatia que ele goza no clube.

Diferentemente da primeira passagem, o treinador tem mostrado uma veia mais ofensiva em 2017. Descartou o 4-4-2 utilizado por Jorginho e implementou o 4-2-3-1 com poucos jogadores de marcação. Mais do que isso: ousou. Não teve medo de realocar o meia-atacante Evander, a maior promessa da base dos últimos tempos, para a função de primeiro volante. O jovem de 18 anos chegou a ser artilheiro nas divisões anteriores.

Outra aposta está sendo no meia Guilherme Costa, de 22 anos, outro atleta oriundo da base e que só havia tido uma única oportunidade entre os profissionais. Sem espaço no Vasco, ele chegou a ser emprestado para Bragantino e Boavista. Agora, além de estar integrado à delegação da Florida Cup, jogou todo o segundo tempo contra o Barcelona de Guayaquil e foi muito bem, quase tendo feito um gol.

O grande desafio de Cristóvão será a convivência com Eurico Miranda e seu filho Euriquinho, ambos de temperamento explosivo e que contrastam totalmente com o estilo "gentleman" do treinador.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









2841 visitas - Fonte: uol

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Corinthians vai ganhar fácil....Barcelona de sp

VOCÊ QUE NÃO ESTÁ SATISFEITO COM SUA OPERADORA DE TV.
ESTÁ PAGANDO CARO E TENDO POUCOS CANAIS.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
QUALQUER LUGAR DO BRASIL
INFORMAÇÕES NO WHATSAPP 11949348549

só falta perder pro time do Cristóvão.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade