15/5/2016 14:03

Goleiro do Empoli bate recorde de pioneiro corintiano e é o mais velho a estrear na Itália

Goleiro do Empoli bate recorde de pioneiro corintiano e é o mais velho a estrear na Itália
Uma partida sem atrativos para Empoli e Torino, neste domingo, acabou entrando para a história do Campeonato Italiano. O duelo pela última rodada do torneio fez o goleiro Maurizio Pugliesi tornar se o jogador mais velho a debutar na principal competição do país. Aos 39 anos e 140 dias, ele superou um brasileiro ligado ao Corinthians.

Até Pugliesi pisar em campo, o detentor da marca era Amílcar Barbuy: 38 anos, sete meses e 21 dias. Filho de italianos, Barbuy defendeu o Corinthians no início da vida do clube.

Ele fez parte do grupo que ergueu o primeiro título paulista da equipe (1914) e foi o primeiro corintiano a ser convocado para defender a seleção brasileira, em 1916.

Barbuy defendeu o Corinthians entre 1912 e 1923. Foi capitão durante a maior parte da época em que jogou pelo clube. O irmão dele, Hermógenes Barbuy, foi quem desenhou o terceiro distintivo alvinegro (formato que passou a ter as letras S, C e P entrelaçadas).

Em 1923, trocou o Corinthians pelo Palmeiras (então denominado Palestra Itália). Isso abalou a relação dele com os torcedores alvinegros, uma vez que a rivalidade entre as equipes já era a mais forte da cidade e dividia os estádios da capital paulista.

Veterano, deixou o Palmeiras e foi para a Lazio, da Itália, em 1931, tornando-se o primeiro brasileiro a defender uma equipe italiana. A estreia na Série A ocorreu em 20 de dezembro daquele ano, quando já tinha 38 anos. O recorde dele durou 84 anos.

Natural de Rio das Pedras (SP), Amílcar Barbuy retornou ao Brasil e chegou a ser técnico do Corinthians em algumas oportunidades, se reaproximando do clube. Conquistou quatro títulos paulistas (1914, 1916, 1922 e 1923) pelo time alvinegro e dois pelo rival (1926 e 1927). Pela seleção brasileira, sagrou-se duas vezes vencedor do Sul-Americano (1916 e 1919).



NOVO RECORDISTA

Pugliese está no Empoli desde a temporada passada, mas é o terceiro reserva. Por isso não havia feito jogos na primeira divisão italiana.

O jogo deste domingo contra o Torino é o primeiro dele oficialmente pelo Empoli.

Um fato curioso é que Pugliese já jogou as quatro principais divisões nacionais: a Série B por Pescara e Rimini; a Série C por Grosseto, Pontedera, Montevarchi e Rimini; e a Série D por Pisa e Rimini. Nunca defendeu um dos grandes da Itália.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians controla semifinal no Mineirão e leva vantagem decisiva para São Paulo
- Patrocínio para quitar Transferban? Corinthians recebe proposta de milionária para pagar transferban
- Ingressos esgotados! Fiel se mobiliza e esgota todos os ingressos para o jogo mais decisivo do ano!


5103 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade