30/10/2015 17:24

Corinthians e Atlético-MG fazem a primeira 'final antecipada' do Brasileiro em dez anos

Última vez que postulantes ao título se enfrentaram nas rodadas finais com caráter decisivo foi em 2005, envolvendo o próprio Timão e o Internacional

Corinthians e Atlético-MG fazem a primeira 'final antecipada' do Brasileiro em dez anos
Foto: Divulgação/Agência Corinthians

O Campeonato Brasileiro de 2015 está indo para sua 33ª rodada, que reserva o esperado confronto entre os dois primeiros colocados: Corinthians e Atlético-MG, separados por oito pontos na tabela de classificação (70 a 62). Apesar da vantagem corintiana e o relativamente pouco tempo para a recuperação dos mineiros, uma vitória mandante em Belo Horizonte pode incendiar as partidas finais do torneio.

Desde a alteração do formato do Campeonato Brasileiro para pontos corridos, houve três edições em que os dois times que brigaram pelo título se enfrentaram em partidas decisivas, curiosamente, as três primeiras, entre 2003 e 2005. Os títulos de Cruzeiro, Santos e Corinthians foram marcados por disputas sempre próximas com os vices: o próprio Peixe e mais Atlético-PR e o Colorado, respectivamente.

Na primeira vez em que os times brasileiros disputaram um Nacional no formato de pontos corridos, então com 24 participantes – e consequentes 46 rodadas-, Cruzeiro e Santos chegaram à 31ª partida da competição empatados na primeira colocação com 58 pontos cada, para se enfrentarem no Mineirão. Na ocasião, as equipes haviam aberto frente de quatro pontos para o São Paulo, então terceiro. Apesar da promessa de um jogo decidido no detalhe, a Raposa bateu o Peixe por 3 a 0, com dois gols do colombiano Aristizábal e um do volante Felipe Melo e abriu três pontos na liderança. A vitória do time de Vanderlei Luxemburgo foi essencial, já que, nas cinco rodadas seguintes, a equipe disparou e, apesar de poucas oscilações, ganhou a taça com uma distância de 13 pontos (100 a 87).

No ano seguinte, o Alvinegro da Vila Belmiro voltou a fazer grande campanha no Brasileiro. Apesar de enfrentar o Atlético-PR já na sexta rodada do returno, ou seja, com muito campeonato pela frente, as duas equipes estavam empatadas na liderança com 52 pontos (três à frente do Goiás), e a igualdade em 1 a 1 (gols de Basílio e Marinho) manteve a disputa equilibrada. Após o duelo, o Furacão chegou a ocupar a ponta até a antepenúltima partida, quando foi ultrapassado pelo Santos. O título foi conquistado com uma vantagem de apenas três pontos.

A concorrência mais emocionante pelo título, pelo menos envolvendo campeão e vice, nos últimos anos talvez tenha sido em 2005. Em torneio marcado por partidas canceladas e disputadas novamente, devido ao episódio que ficou conhecido como “Máfia do Apito”, Corinthians e Inter chegaram à 40ª (e, na ocasião, antepenúltima) rodada separados por apenas três pontos. Em jogo nervoso e polêmico por conta de um pênalti não marcado de Fábio Costa, goleiro do Timão, sobre Tinga, do Colorado, por Márcio Resende Freitas, que resultou na expulsão do volante por simulação, o empate em 1 a 1 – Tevez abriu o placar e Rafael Sóbis igualou – favoreceu os paulistas, que jogaram em São Paulo. Nas duas partidas finais de cada um, ambos venceram na 41ª e perderam na 42ª rodadas, sacramentando o penta corintiano.

Desde então, o único campeonato quase considerado como decidido por um confronto direto entre campeão e vice foi em 2013, quando o Cruzeiro do técnico Marcelo Oliveira já dominava a competição. Quando enfrentou o então terceiro colocado Grêmio, na 33ª rodada (de um total de 38), já havia aberto 14 pontos de frente (68 a 54), mas a goleada por 3 a 0, construída pelos tentos de Borges, Willian e Ricardo Goulart, praticamente deixou o time celeste com a mão na taça ao elevar a vantagem a 17 pontos. O então segundo, Atlético-PR, ainda adiou a conquista do adversário ao fechar a rodada com 58 pontos, mas, na partida seguinte, os mineiros comemoraram o título.

Neste domingo (1º), o duelo entre Atlético-MG e Corinthians acontecerá no Estádio Independência, em Belo Horizonte, a partir das 17h (de Brasília). A partida pode diminuir a distância entre as equipes para cinco pontos, manter os atuais oito, ou ainda aumentar a vantagem corintiana para 11 pontos, com apenas mais 15 em disputa. Em menos de 24 horas, a torcida do Galo esgotou os ingressos à venda na última quarta-feira (28), quatro dias antes do encontro. A promessa é de um dos maiores e mais acirrados jogos dos últimos tempos.


VEJA TAMBÉM
- Time alternativo do Corinthians tropeça antes da semi e expõe falhas ofensivas
- Corinthians tem pior público do ano na Arena antes da semifinal da Copa do Brasil
- MERCADO DA BOLA: Corinthians monitora Michael e aguarda proposta justa da Roma por Yuri Alberto


3360 visitas - Fonte: Esporte Interativo

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade